Estudante de arquitetura transforma um estúdio em um aconchegante apartamento
O estudante de arquitetura Rômulo Teixeira resolveu se mudar de sua kitchenette, em 2014, e finalmente fazer seu primeiro projeto como experimento na área em que estuda, mas pra isso ele enfrentaria alguns problemas. O maior deles foi o financeiro: o estudante precisaria vender seu ap e comprar um mais barato, pra poder reformá-lo com o dinheiro que sobrasse. Rômulo encontrou um estúdio de 41 m², maior do que sua antiga kitchenette de 27 m², e com um valor inferior, foi então que o projeto começou.
Com o orçamento limitado, Rômulo precisou ser criativo. “Por meio de um amigo, conheci um senhor que trabalhava com reformulação de containers, peguei alguns projetos guardados na gaveta e os coloquei em prática. Isso ajudou muito no custo, pois eu poderia criar uma peça com design próprio, pagando apenas pela mão de obra e reutilizando materiais que seriam descartados”. Assim foram feitas a mesa e as banquetas da sala, de containers reutilizados.
O apartamento segue um estilo industrial, com tijolos refratários e fiação em tubulação exposta, é descontraído, utilizando muitas cores e dando vida ao ambiente. Contemporâneo e com um toque novaiorquino, o estúdio é versátil. O cômodo principal transforma-se de home office para sala de estar, sala de jantar e quarto, com um sofá cama.
Rômulo fez toda reforma com a ajuda de amigos e gastando muito pouco, provando que a criatividade é o principal dos bons projetos. Você pode ver o projeto no Behance de Rômulo Teixeira.