Saiba a diferença entre MDF,MDP e OSB

MDF, MDP, OSB, as siglas podem ter semelhanças, mas não se engane, estes três materiais feitos em sua maioria usando madeiras de reflorestamento, como pinus e eucalipto, possuem diferentes processos de fabricação, garantindo a cada um uma qualidade diferente que se adeque ao seu projeto. Neste post abordaremos os três tipos e nossa intenção não é aprofundar sobre o tema, mas  dar uma base para o conhecimento destes materiais e sanar algumas dúvidas que vocês possam ter. Espero que curtam tanto quanto nós! 😉

MDF (Medium Density Fiberboard)
Largamente utilizado pela indústria moveleira, o MDF pode ser adquirido em sua forma crua ou com algum tipo de revestimento aplicado previamente pela fábrica. Geralmente ele vem com algum revestimento da marca fórmica. A principal diferença entre MDF e os demais é o processo da sua fabricação. Se você pegar uma chapa crua de MDF verá que ela é toda uniforme, densa e compacta. Isso é o resultado da aglutinação das fibras da madeira com a resina, formando uma placa uniforme.

mdf
Este material permite uma maleabilidade maior para quem irá manusear, pois diferente do MDP, a chapa do MDF pode sofrer algum tipo de usinagem, permite a formação de curvas, acabamento de pintura, facilitando a aplicação da laca, cantos arredondados, entalhe, baixo relevo, fazendo com que seja ideal para mobiliário e revestimentos.
*Existe uma variação do mdf comum, chamado de mdf fire produzido pela Eucatex, ele retarda a propagação das chamas e reduz a quantidade de fumaça emitida durante a queima, ideal para projetos que exigem um nível maior de segurança.

MDP (Medium Density Particleboard )
A principal diferença entre o MDF e o MDP está na sua fabricação. Enquanto o MDF é feito de fibras de madeira coladas com resina e prensadas, o MDP é feito de resíduos de madeira em camadas, onde as mais finas ficam na superfície e no miolo é colocada uma de espessura maior e aí são aglutinadas. O processo passa por várias prensas onde se aplica resinas de qualidade, garantindo uma resistência maior, se diferenciando totalmente do antigo aglomerado em que a sua qualidade podia ser questionada.

mdp
Como o MDP possui algumas limitações quanto a aplicação de revestimentos e maleabilidade, ele é mais utilizado em estruturas de móveis, perfeito para projetos em linha reta como prateleiras, portas, gavetas, aplicação nas laterais dos móveis, fundo, base, etc.

OSB (Oriented Strand Board)
O OSB é feito a partir de tiras da madeira que, após passarem por um processo onde são trituradas,  são direcionadas na mesma direção e sobrepostas. Após este processo é aplicado uma resina nas camadas que são prensadas sob uma alta temperatura, garantindo uma resistência, rigidez, estabilidade e uma qualidade uniforme na placa. Apesar parecer um material de baixa qualidade para alguns, saiba que ele é justamente o oposto. Durante o processo de fabricação, o OSB utiliza 96% das toras de madeira, garantindo um ótimo aproveitamento .

OSB

osb-projetos
O material surgiu nos Estados Unidos na década de 70 e as primeiras fábricas com nível industrial para produção começaram a surgir na Europa, Ásia e Chile a partir da década de 90. Já no Brasil a primeira fábrica foi construída em 2001, no Paraná.

tags:
Design Interiores madeira Mobiliário Produto Sustentável
Felipe Andrade
escrito por

Felipe Andrade

Editor

Felipe Andrade já escreveu

206 artigos

Ver mais de Felipe