Microsoft cria acessórios adaptáveis para pessoas com deficiência

Você já parou pra pensar como uma pessoa com um braço amputado usaria um mouse ou um teclado de comutador? Pois é, certas tarefas diárias se tornam verdadeiros desafios e, pensando nisso, a Microsoft está liderando o desenvolvimento de acessórios de computador adaptáveis para pessoas com deficiência. A empresa deu um passo para resolver esse problema com o Xbox Adaptive Controller para jogadores com deficiência e, posteriormente, com o Surface Adaptive Kit, adaptado para facilitar o uso com dispositivos de entrada existentes. Levando as coisas adiante, eles agora desenvolveram acessórios adaptáveis ​​projetados para pessoas com deficiência que desejam algo melhor do que a configuração tradicional de mouse e teclado.

Com previsão de lançamento para este semestre de 2022, os periféricos para PC foram criados em estreita associação com a comunidade com deficiência, compreendendo melhor as suas necessidades. Essa linha consiste em três dispositivos, por enquanto – um mouse adaptável, botões adaptáveis ​​e um hub adaptável. Os dois primeiros vêm com suporte para liberdade de impressão 3D personalizada – dando ao usuário a opção de “editá-los” da maneira que desejar. Portanto, estamos falando de personalizar completamente o mouse, as entradas do teclado e os atalhos para interagir de maneira ideal com notebooks, PCs ou até tablets de tela grande. Só para você ter uma ideia, os toppers para os botões podem ser moldados conforme a necessidade.

O mouse é um pequeno acessório semelhante a um disco que pode ser encaixado em um apoio para as mãos. O descanso de polegar giratório permite que o usuário o use com a mão direita ou esquerda com igual destreza. O mouse de baixo perfil funciona como um joystick, um D-pad de oito vias. Esses botões adaptativos podem ser alternados para oito entradas programáveis ​​para o PC.

As entradas podem ser definidas para macros ou atalhos de teclado complexos que serão mais do que úteis para pessoas com deficiência motora. Os teclados normais podem ser substituídos ou melhorados com um hub central e botões sem fio para emparelhar com até quatro Microsoft Adaptive Buttons.

A Microsoft ainda não divulgou o preço dos Acessórios Adaptativos, mas promote lançar em breve. Esperamos que eles tenham um preço razoável para alcançar a parcela de usuários finais com deficiência que realmente precisam deles. Na maioria das vezes, esse tipo de tecnologia tem um preço premium e, se a Microsoft seguir o exemplo, será um pouco decepcionante.

tags:
acessibilidade Design Tecnologia
Daniel Fabricio
escrito por

Daniel Fabricio

Administrador

Daniel Fabricio já escreveu

725 artigos

Ver mais de Daniel