Instalações feitas com plástico retirado das ruas alertam para crise ambiental

Instalações arte plástico reciclado

Como seres humanos, passamos por muito lixo. Todos os dias, tomamos dezenas de pequenas decisões para comprar mais coisas – no supermercado, shoppings, online… Esse comportamento é comum para todos nós e talvez por isso não vejamos as consequências, esse é o centro do trabalho do artista Benjamin Von Wong, que tenta alertar a sociedade sobre a crise ambiental em que vivemos.

“Durante a maior parte da minha vida, eu achava que isso não importava. Afinal, eu era apenas um pequeno ponto na terra, tomando algumas pequenas decisões. Mas um dia, eu me encontrei em um aterro, cercado por montanhas intermináveis de “pequenas decisões” de todos, e percebi que talvez essas pequenas decisões seriam somadas no final”, disse Benjamin.

Desde então o artista vem reunindo voluntários, artistas, organizações sem fins lucrativos e empresas para se unirem e criarem instalações artísticas, feitas com material retirado do lixo, que possam alertar as pessoas que as observam.

Abaixo, algumas de suas instalações.

‘The Parting of the Plastic Sea’ foi feito a partir de 168.000 canudos de plástico retirado das ruas do Vietnam ao longo de 6 meses

Todo o plástico já criado pela humanidade ainda existe no planeta hoje de uma forma ou de outra. Quão aterrorizante é pensar que todas aquelas “pequenas decisões” de compra que tomamos somam tanto ao longo de uma vida? ‘The parting of the plastic sea’ tenta focar em uma pequena parte do problema: canudos.

Até o ano de 2050, poderá haver mais plástico do que peixes no mar. O que parece loucura! Mas quando você olha para a combinação da sobrepesca, que atualmente está esgotando cada vez mais espécies de criaturas marinhas e ameaça a estabilidade dos oceanos do mundo, e combina isso com a produção problemática de plásticos… É aí que você começa a perceber o quão ruim é a situação é.

Você pode ver esta e outras instalações no instagram e youtube de Von Wong.

tags:
Arte Meio Ambiente Reciclagem
Daniel Fabricio
escrito por

Daniel Fabricio

Administrador

Daniel Fabricio já escreveu

725 artigos

Ver mais de Daniel