6 dicas para tirar boas fotos com seu celular

Antigamente tirar uma boa foto podia ser um processo trabalhoso e cansativo, não havia celular que tirasse foto ou câmera em tamanhos menores, você tinha que comprar uma das grandes e talvez um caro programa de edição se quisesse melhorar as imagens, além de investir algum tempo e energia para aprender a usá-los.

Mas, graças ao avanço da tecnologia, hoje temos em nossos smartphones câmera e aplicativos de edição que nos permitem tirar fotos de alta qualidade e editá-las sem muito sacrifício.

O apelo visual de uma boa foto ainda é muito importante, mas não se enganem: Tirar uma boa foto em seu smartphone não é tão simples, vai um pouco além de apontar e fotografar. Há muitas fotos ruins por aí, sem foco, tortas, tenho certeza de que você já viu pelo menos algumas. Então qual é o segredo para tirar boas fotos com seu smartphone? Acontece que existem algumas delas.

Confira estas dicas abaixo para melhorar a forma como você tira foto com o seu smartphone. E uma vez que você tenha aprendido isso, confira alguns apps para edição de fotos.

1. Use as linhas de grid para equilibrar a sua foto

Uma das maneiras mais fáceis de melhorar suas fotos é ativar as linhas de grid da câmera. Isso nada mais é do que uma uma série de linhas que podem ser ativadas nas configurações do seu aplicativo, elas são baseadas na “regra dos terços”, um princípio de composição fotográfica que diz que uma imagem deve ser dividida em terços, tanto horizontalmente quanto verticalmente, para que você tenha nove partes no total.

De acordo com essa teoria, se você colocar pontos de interesse nessas interseções ou ao longo das linhas, sua foto será mais equilibrada, nivelada e permitirá que os espectadores interajam com ela mais naturalidade.

2. Defina o foco da sua câmera

As câmeras dos smartphones de hoje focam automaticamente no primeiro plano, e para ajustar aonde você quer que a lente da câmera foque, abra o aplicativo e toque no ponto em que você deseja destacar,  onde você deseja aumentar a nitidez da imagem. Se você estiver tirando uma foto de algo em movimento, por exemplo, pode ser difícil para sua câmera acompanhar esse assunto e ter que focar novamente conforme necessário.

Toque na tela para corrigir a foco da câmera do smartphone antes de tirar a foto, para garantir que o objeto em movimento tenha a maior focagem possível. Um ícone quadrado ou circular deve então aparecer na tela da câmera, deslocando o foco da foto para todo o conteúdo dentro do ícone.

3. Focagem de um assunto. 

A maioria das melhores fotos incluem apenas um ponto focal interessante. Então, ao tirar uma foto tente gastar alguns segundos para preparar a foto. Fotógrafos profissionais dizem que o objeto/pessoa não deve preencher todo o espaço, e que dois terços da foto devem ser de espaço negativo, isso vai destacar o seu objeto ainda mais.

Mas certifique-se de tocar na tela do seu smartphone para focar a câmera, isso ajudará a garantir que ele esteja focado e que a iluminação seja boa.

4. Faça uso do espaço negativo

“Espaço negativo” refere-se simplesmente às áreas ao redor e entre os elementos de uma imagem, quando você inclui muito espaço vazio em uma foto, seu objeto vai se destacar mais e causar uma reação mais forte do seu espectador.

E o que seria esse espaço negativo? Na maioria das vezes é uma grande extensão de céu aberto, água, um campo vazio ou uma parede grande.

5. Encontrar diferentes perspectivas 

Tirar fotografias a partir de um ângulo único e inesperado pode torná-las mais memoráveis, isso tende a criar uma ilusão de profundidade ou altura com o objeto. Ele também faz com que a imagem se destaque, já que a maioria das fotos de smartphone são tiradas em linha reta ou a partir de uma visão de cima.

Tente tirar uma foto diretamente para cima e brincar com o céu como espaço negativo, ou você pode tentar tirá-la em um ângulo diferente, um pouco inclinado.

6. Jogar com reflexos.

É muito bonito ver o céu refletido na água, e há uma razão pela qual nós amamos ver isso, nossos olhos são atraídos para os reflexos. Então procure oportunidades para brincar com eles nas fotos. Há uma enorme quantidade de lugares fora da caixa para encontrar reflexos, poças, lagos, espelhos, óculos de sol, copos e superfícies metálicas são apenas alguns destes. 

Estas são apenas 6 dicas de expert para ajudar você a tirar fotografias de grande qualidade.

tags:
Dicas
Daniel Fabricio
escrito por

Daniel Fabricio

Administrador

Daniel Fabricio já escreveu

725 artigos

Ver mais de Daniel