Redesign da identidade visual do Flamengo
Um dos pontos que mais me chama atenção no design é o redesign, seja identidade visual, novo layout de site, nova diagramação de jornal, entre outros. Modificar algo que já está imbricado em um grupo micro ou macro de consumidores é bastante delicado, mas necessário em algumas situações. Trabalhar a reformulação e o reposicionamento de um ícone (falando ícone, em modo geral), requer respeitar as raízes do produto, mas ao mesmo tempo precisa modernizar a linguagem gráfica e todas as exigências estabelecidas pelo briefing.
Assim foi a missão de Fabio Lopez, carioca, designer e professor da PUC RJ, realizar o redesign da identidade visual do Clube de Regatas do Flamengo, um dos clubes mais populares do Brasil e do Mundo. Fabio conta que o projeto começou no começo de 2017, e com seu amigo Eduardo Franco, que utilizou a fonte MiniTipo (autoria de Fabio), em alguns materiais de identidade visual das redes sociais do Flamengo e então o projeto foi evoluindo, tomando outras proporções, até virar o redesign do clube.
Projeto muito elegante, consciente e respeitoso. É muito interessante o processo do redesign, desde sua pesquisa histórica, as aplicações das camisas, as mudanças ao longo do tempo, para chegar em algo bem atual e profissional sem desrespeitar as tradições do clube.
Reforço para que leiam o projeto completo no Behance, com as explicações e tudo mais, aqui, apenas as imagens, que é uma verdadeira aula de design: