World Graphics Day – Dia Internacional do Design Gráfico

Dia mundial do design gráfico
Dia mundial do design gráfico

Hoje o Design está em todas as partes, desde uma placa de trânsito, propagandas, rótulos de produtos, o visual deste site que você está lendo, tudo isso foi criado por um profissional de design, e é por coisas assim que hoje comemoramos o dia internacional do Design Gráfico. No Brasil a data é comemorada em dobro pois no dia 5 de novembro também se comemora o dia do Designer Gráfico.

Origem do dia do Design Gráfico.

Celebrado oficialmente desde 1995, O World Graphics Day, ou Dia internacional do design gráfico é comemorado em uma iniciativa da ICO-D (International Council Of Design), um conselho internacional que agrupa associações de design gráfico de todo o mundo, onde a data ficou definida no mesmo dia do aniversário da fundação da instituição que existe desde 1963.

A data foca no reconhecimento do papel do Design e seus conceitos na comunicação mundial e tem como objetivo contribuir para um maior entendimento ao público geral e eliminar preconceitos sobre o assunto.

Todos os anos a instituição luta pelo reconhecimento da profissão de designer gráfico e a formação de diálogos internacionais para discutir a importância que o Design proporciona para a comunicação visual, através de congressos, assembleias, cursos e workshops de maneira global.

Projeto
Projeto “Start Young”, comemorando o dia internacional do Design Gráfico

Este ano a ICO-D comemora este dia com o projeto Start Young que se dedica a propagar esse pensamento para as novas gerações em forma de workshops para crianças em 5 países de idiomas diferentes, uma grande iniciativa que visa a necessidade de formação de novos profissionais da área, cada vez mais capacitados para atender a demanda cada vez mais especifica do mercado. A instituição também está se preparando para o 27º Congresso Geral de Design que será realizado em Montreal, no Canadá entre os dias 16 e 25 de outubro deste ano.

Sabemos da importância de nos comunicarmos, as vezes isso acontece sem nenhuma palavra, por cores, por formas, por padrões, em praticamente todos os lugares e momentos do nosso dia a dia e de fato devemos reconhecer isso e valorizar o que somos capazes de criar, um parabéns para todos os designers gráficos do mundo.

tags:
Design Design Gráfico Publicidade Tipografia
Luan Souza
escrito por

Luan Souza

Assinante

Luan Souza já escreveu

2 artigos

Ver mais de Luan