Lumberjacks, cerveja e branding: Lumbeer por Carlos Teles

Uma cerveja inspirada na cultura lumberjacks e no famoso Paul Bunyan. Esse foi o trabalho do leitor Carlos Teles, que já teve outro job publicado aqui. Dessa vez ele desenvolveu a identidade visual da Lumbeer, misturando a cultura lumberjacks, ilustração e design!

A cultura lumberjacks surgiu na Alemanha de 1946, e posteriormente se espalhou pelo mundo. Eles, os lumberjacks, eram trabalhadores da indústria madeireira e realizavam a colheita inicial e o transporte de árvores para o processamento final. Na época ser lumberjacks era sinônimo de perigo, baixa remuneração e primitivismo, porém, o estilo gerou uma cultura tradicional onde os homens celebram sua força, masculinidade, enfrentamento do perigo e resistência à modernidade. Os principais meios de trabalho eram o machado e a serra de corte transversal. Tudo isso foi levado em conta para o desenvolvimento da nova marca de cerveja.

Falando de Paul Bunyan, que também foi objeto de inspiração, ele foi um lendário lenhador que aparece no folclore norte-americano. Sabe-se que ele foi criado pelo jornalista americano James MacGillivray e foi um lumberjack nato, e diga-se de passagem, ele é conhecido por escavar o Grand Canyon, devido seu exorbitante tamanho, quando passou ali arrastando seu machado e abrindo as fendas do desfiladeiro norte-americano.

“LumBeer é um trabalho pessoal que eu estava planejando por um longo tempo. Além disso, mesclar ilustração com design de embalagem é uma das minhas paixões, então, LumBeer foi a oportunidade perfeita para que eu colocasse essa ideia em prática.” afirma Carlos Teles.

A LumBeer tem uma grande dose de personalidade, e o nome da cerveja faz referência/brincadeira entre “lumber” e “beer”. Elementos como madeira, texturas rústicas e cores quentes, ajudam a impôr a marca no universo. Além disso, Carlos contou com a ajuda de um  amigo escritor e diretor de identidade verbal da Interbrand Brasil, Felipe Valerio, para criar as frases de efeitos e tagline da marca, pra garantir um bom posicionamento de mercado. Confira abaixo o trabalho de Carlos.

Hit the road, Jack!

The Lamberjacks , are coming.

LumBeer_bottle_2
LumBeer_Brand_01
LumBeer_Brand_03
LumBeer_Brand_04
Lumbeer_CAP
rafes
poster_lumbeer_completo-2
Lumber_poster_zoom
Lumbeer_poster
Lumbeer_freezer
Lumbeer_CAP_2
tags:
Branding Criatividade Design Embalagem Ilustração Produto
Leo Korol
escrito por

Leo Korol

Assinante

Leo Korol já escreveu

16 artigos

Ver mais de Leo