Review – Curso de Design Gráfico Princípios e Práticas, GG Brasil
Algo essencial para o aperfeiçoamento do profissional de design, seja em qual área ele atue, é a leitura. Na faculdade, por exemplo, os meu professores sempre incentivavam a leitura não só de títulos ligados ao design como outros livros, o que ajuda a fomentar o potencial criativo. Então manolo, comece hoje a sua biblioteca e não foque somente nos livros de referência visual; conteúdo é importante, e se tiver os dois melhor ainda! Fomos presenteados com um livro bem bacana, e é exatamente aqui que cabe a nossa primeira sugestão: o livro Curso de Design Gráfico Princípio e práticas (David Dabner, Sandra Stewart, Eric Zempol), da Ed. GG Brasil.
O livro tem a proposta de servir como introdução ao design gráfico, seja ele impresso, web, na forma interativa ou ambiental. Pra mim ele já começa ganhando ponto aí, o conteúdo é introdutório mas bem abrangente e dá um panorama geral sobre a área, processos, metodologias, práticas e muito mais. Os autores abordam princípios básicos e fundamentais para todo designer, além de terem muito gabarito para isso. Manja o currículo dos caras:
David Dabner leciona no renomado London College of Printing.
Sandra Stewart é pró-reitora de assuntos acadêmicos no Westphal College of Media Arts & Design, da Drexel University.
Eric Zempol é um designer gráfico radicado na Filadélfia (Estados Unidos) e atua também como instrutor na Drexel University.
Para os estudantes o livro é ótimo, dando dicas para possíveis caminhos da profissão, e mesmo para quem não é um Padawan no design gráfico, o livro trata ainda de assuntos como produção gráfica, portfólio, softwares… Por isso é uma ótima pedida, dá sempre pra lembrar daquele detalhezinho esquecido nos cadernos da faculdade. Para fechar com chave de ouro, existem ainda exercícios práticos no final de cada unidade, daí o título “Curso…”.
Não curto reviews extensos e não quero fazer deste um livro, então vamos ao que interessa.
POLEGAR PARA CIMA:
1 – O livro é repleto de referências visuais e a parte de produção gráfica é vital, isso faz dele um ótimo material para se ter a mão e o transforma em um livro de consultas esporádicas.
2 – Os princípios do design gráfico ganham o espaço merecido, apesar de ser o básico é aqui que a galera mais peca.
3 – Como amante de tipografia e caligrafia a unidade 3 é linda, além de dar a atenção necessária às minúcias do conteúdo.
4 – A parte de web é bem legal, não é a minha especialidade por isso mesmo me senti tão suplantado com o material que não esquece a interatividade com o usuário, como já vi em outros.
POLEGAR PARA BAIXO:
Sabe aquela história de não julgar um livro pela capa, pois este é um exemplo. O tão amado degradê estampa a capa do nosso do queridão, e tendo em vista o público talvez a escolha da capa possa não ter sido a melhor escolha.
A parte de cores poderia ser mais vasta apresentando mais referências e combinações.
NOTA FINAL:
Fica na prateleira certeza!
De 5 estrelas merece 4,5( vou bancar o professor chato e descontar 0,5 pontos pela apresentação)
Você pode adquirir o livro no site da GG Brasil.
Fico curioso? Manja só o conteúdo del librito:
INTRODUÇÃO
PARTE 1: PRINCÍPIOS
UNIDADE UM: PESQUISA E CONCEITOS
– Noções básicas de pesquisa
– Raciocínio linear/pensamento lateral
– Desenho exploratório
– Visualização de ideias
– Teorias da imagem e do texto
– Públicos, mercados e conceitos
– Cronogramas, organização e finalização
– Unidade Um: Atividades
UNIDADE DOIS: FUNDAMENTOS DE COMPOSIÇÃO
– Noções básicas de composição
– Forma e espaço
– Simetria/assimetria
– Princípios básicos do design de layout
– Estilos de layout
– Ritmo e contraste
– Tamanho e formato
– Identidade e sistemas expandidos
– Fotografia e ilustração
– Unidade Dois: Atividades
UNIDADE TRÊS: FUNDAMENTOS DE TIPOGRAFIA
– Tipografia e sentido
– Anatomia dos tipos
– Compreensão e seleção de fontes
– Espaçamento
– Legibilidade e visibilidade
– Ênfase e hierarquia tipográfica
– Fios/caixas e ornamentos tipográficos
– Texto como imagem
– Unidade Três: Atividades
UNIDADE QUATRO: FUNDAMENTOS DE COR
– Terminologia da cor
– Legibilidade, contraste e harmonia das cores
– Associações de cores
– Cor como informação
– Unidade Quatro: Atividades
PARTE 2: PRÁTICA
UNIDADE CINCO: FERRAMENTAS E TECNOLOGIAS
– Noções básicas de fotografia e aquisição/pesquisa de imagens
– Programas de editoração eletrônica
– Photoshop
– Illustrator
– Flash e After Effects
– Unidade Cinco: Atividades
UNIDADE SEIS: PRODUÇÃO GRÁFICA E APRESENTAÇÕES
– Preparação de arquivos para impressão
– Como criar uma apresentação convincente
– Tipos e acabamentos de papel
– Impressão de cores
– Mídias impressas
– Impressão digital
– Prova de cor e prova de impressão
– Unidade Seis: Atividades
UNIDADE SETE: WEB E INTERATIVIDADE
– Visão geral do processo de desenvolvimento de um projeto
– Estruturas de projeto
– Ferramentas web
– Consultas iniciais
– Arquitetura de informação (AI)
– Fluxogramas e wireframes
– Elementos típicos de um layout para web
– Design para web
– Design de aplicativos móveis
– Sistemas de gerenciamento de conteúdo
– Design de banners publicitários
– Otimização para mecanismos de busca (SEO)
– Portfólios on-line
– Unidade Sete: Atividades
UNIDADE OITO: CARREIRAS E COLABORAÇÕES
– Material de consulta
– Glossário
– Bibliografia
– Recursos on-line
– Índice remissivo
– Agradecimentos