Conheça o Adote Um Briefing, um projeto de design social

Caso ainda não conheçam, apresento-lhes o projeto de design social Adote Um Briefing. Um projeto que é realizado pelo COLE – Coletivo Criativo, formado por amigos que se reúnem para realizar ações de comunicação que geram impacto social. A ideia é simples: as ONGs passam suas necessidades para a equipe, a equipe cadastra o briefing no site, alguém vai lá e adota o projeto. Atualmente formado por 6 membros: Apoenan Neves, Dennis Rodrigues, Diogo Patoilo, Mauricio Dias, Renan Monjon e Saulo Monjon.

Em uma entrevista com Mauricio Dias, um dos membros do COLE, foi possível conhecer mais sobre esse projeto social que visa buscar profissionais e agências da área da comunicação que queiram abraçar a causa de orfanatos, hospitais, ONGs e demais entidades.

Site do Cole

“A ideia nasceu em 2013 num papo entre a galera que hoje faz parte do COLE — Coletivo Criativo. Nós somos em 6 pessoas, todos da área de comunicação/arte/design, e temos como filosofia no COLE que o poder público é o poder coletivo. Ou seja, juntas, as pessoas tem o poder de transformar as coisas. Basta cada um fazer o que pode usando as ferramentas que tem, seja o próprio conhecimento, trabalho ou talento.

Com os olhos voltados para causas sociais, víamos ONGs realizando trabalhos muito legais, mas sem um logo, um site, um folheto, camiseta, campanha, enfim, sem um trabalho de comunicação adequado para o dia a dia delas. Ao mesmo tempo, também observávamos o nosso mercado, o publicitário, onde tem muita gente boa que pode doar um pouquinho do que sabe.

E aí surgiu a ideia do Adote um Briefing, como uma ponte entre esses dois grupos. Juntamos as ONGs e entidades que precisam de um trabalho de comunicação com as agências e profissionais que querem doar o próprio talento.”

O projeto tem parceria com a Getty Images Brasil, onde disponibilizam todo o acervo iStock para que os adotantes possam baixar imagens, vetores e até vídeos para o desenvolvimento dos jobs. Mas é importante frisar que não basta só ter vontade, é preciso resolver. Por isso há uma análise de portfólio e o comprometimento demonstrado com a entrega do trabalho com um prazo de até 30 dias (Prazo padrão da Adote Um Briefing).

Se você se interessou no projeto, és mais que convidado a adotar um briefing. Para ajudar uma ONG, basta acessar: http://www.adoteumbriefing.org/ e adotar um dos projetos!

Veja abaixo alguns dos projetos adotados e desenvolvidos através do site:

Abrasd_Marca_Apresentação
Abrasd_Marca_Apresentação
COLETIVO_BRIZA_IDENTIDADE1
COLETIVO_BRIZA_IDENTIDADE1a
interferencia2
Sem Título
prosangue1
tags:
Design Design Social
Daniel Fabricio
escrito por

Daniel Fabricio

Administrador

Daniel Fabricio já escreveu

725 artigos

Ver mais de Daniel