Escritório de arquitetura cria construções luxuosas feitas com bambu
A arquiteta Elora Hardy lidera o escritório de arquitetura Ibuku, que ao longo de 6 anos se empenha em revolucionar os conceitos sobre o uso do bambu na arquitetura. Elora, que agora reside em Bali, afirma que o bambu é um material pouco explorado na arquitetura, mas é um recurso renovável ideal para construções sustentáveis.
Em sua palestra no TED Talk, Elora explica que foi inspirada pelo pai, que “escolheu bambu para todas as construções no campus, porque ele disse que era uma promessa”.
O bambu tem a força de compressão do concreto, a relação resistência-peso do aço, e é uma das plantas que crescem mais rápido no mundo. Sua maior desvantagem é a vulnerabilidade a insetos e umidade, porém, pode ser tratado adequadamente para resistir aos dois. Elora usa Boro, encontrado na natureza, como inseticida natural e revestimento térmico. Todo processo de construção, desde a escolha do bambu, é pensado tendo a sustentabilidade como prioridade.
Um dos grandes projetos da equipe é a Sharma Springs, uma casa em Sibang Gede, Bali. A casa demorou um ano para ser construída, mas ao fim se tornou uma bela obra arquitetônica. A casa tem 6 andares, com 4 quartos, uma espaçosa sala de estar com uma excelente vista, e um túnel de entrada de 15 metros. A estrutura é sustentada por uma torre central com torres menores ao redor e o design é inspirado nas pétalas da Flor de Lotus.