Graffiti Wars – O outro lado de Banksy

Se você curte graffiti ou é fã de street art você já deve conhecer Banksy, se não conhece, com certeza já viu alguma de suas obras.

banksy 2

O renomado artista inglês é famoso pelo trabalho cheio de teor sociopolítico, humor e por nunca mostrar o rosto.
O mistério em torno do artista gera uma série de discussões sobre a dúvida de ele ser uma pessoa ou um grupo. Independente disto, o grafiteiro ganhou destaque por suas críticas fortes ao consumo e as estruturas de poder, tendo pintado locais de difícil acesso como o muro que separa palestinos e judeus em Israel. De acordo com o designer gráfico e autor Tristan Manco, o primeiro contato de Banksy com o graffiti se deu na sua cidade natal, Bristol, o grande berço do graffiti na Inglaterra. Hoje as suas obras chegam a custar milhares de doletas!

Mas não estamos aqui somente para admirar o trabalho do cara, Banksy é conhecido por utilizar a técnica do estêncil (molde cortado) e as polêmicas em torno da sua arte começam aqui. Já que a técnica é o principal diferencial entre os artistas, alguns acusam Banksy ter ter assumido um estilo muito similar à Blek le Rat, que começou a trabalhar com estêncil em 1981 em Paris. Os trabalhos, de tão parecidos, chegam a ser confundidos.

As polêmicas não acabam ai, o documentário The Graffiti Wars produzido pelo channel 4, da Inglaterra, conta a história de um conflito épico: a treta entre Banksy e Robbo.

Robbo é simplesmente um dos precursores do graffiti na terra da rainha. Conhecido por pintar trens e espalhar o seu nome pela cidade desde a década de 80.

Enquanto o Mr. B ganha notoriedade por se considerar um artista, Robbo permanece na marginalidade, já que o graffiti é uma atividade ILEGAL na Inglaterra, só podendo ser feito com o consentimento do dono do muro.  A briga toda começa quando, depois de uma discussão de bar, Banksy decide apagar um dos grafites mais antigos da cidade, feito por Robbo, que resistia desde 1985 (ano do meu nascimento, meu chapa :D). Tanto no graffiti como na própria pixação, essa prática é o mesmo que declarar guerra!

banksy

A Atitude fez Robbo sair da aposentadoria e começar uma das maiores guerras já vista no mundo do graffiti! Sem mais spoilers, assinta o documentário e tire a suas próprias conclusões:

tags:
Arte Graffiti
Cauex Pascoa
escrito por

Cauex Pascoa

Assinante

Cauex Pascoa já escreveu

16 artigos

Ver mais de Cauê