Novo notebook da Lenovo trás segunda tela touchscreen ao lado do teclado
A CES (Consumer Electronics Show) é uma feira onde as empresas apresentam seus lançamentos e novas tecnologias, e nesse quesito, o novo notebook da Lenovo teve seu merecido destaque. Em termos de design, o ThinkBook parece só mais notebook comum, mas ao abri-lo ele se revela, no mínimo, diferenciado.
Os primeiros dois modelos ThinkBook Plus trouxeram uma segunda tela, na verdade uma tela e-ink, na parte de trás do laptop, já este novo modelo, de terceira geração, traz um diferencial. Abrir o Lenovo ThinkBook Gen 3 imediatamente revela seu recurso especial: uma tela de 8 polegadas do lado direito do teclado.
Ela é uma tela multifuncional que atua como uma extensão da grande tela principal, de 17,3 polegadas. Na prática, a tela atua também como uma extensão do teclado, assim como a Touch Bar dos modelos da Apple, e também pode ser usada como mesa digitalizadora (o notebook já possui uma caneta integrada). Cada aplicação pode programar funcionalidades específicas para a tela lateral, como explorador de arquivos ou calculadora.
Embora a ideia pareça muito boa e seja realmente atraente, a implementação apresenta algumas desvantagens, com uma tela de 17,3 polegadas, espessura de 0,7 polegadas e peso de quase 2kg, o ThinkBook Gen 3 não é exatamente o notebook mais portátil que existe. Sua segunda tela também é tendenciosa para pessoas destras e não parece haver uma opção para pessoas canhotas.
No fim das contas, o ThinkBook Gen 3 é, no mínimo, interessante, sendo peculiar o suficiente para ser assunto quando falamos de tecnologia.