Rebranding da empresa Volkswagen

Uma das maiores empresas de automobilismo do mundo apresentou seu novo ReBrand em sua ultima apresentação no Salão de Automóvel em Frankfurt, na Alemanha no mês de setembro. De acordo com a própria empresa, esse é o inicio para uma nova etapa para a Volkswagen, com a nova produções de carros elétricos e preocupações ambientais. Junto a apresentação do rebranding da empresa, foi apresentado ao publico o veiculo elétrico ID.31.

O efeito 3D, adotado no inicio dos anos 2000 e e mantido nos três últimos rebrandings, foi abandonado nessa versão, que revela um design minimalista, flat e reduzido aos seus principais elementos essenciais, as iniciais V e W inseridos em um anel regular, presente nas primeiras versões do logo. O azul permanece como cor predominante para a identidade visual. variando as tonalidades e alternando com figura e fundo conforme a adequação ao projeto.

Jürgen Stackmann, membro do conselho de administração e responsável pelas vendas, marketing e pós-venda da Volkswagen afirma que  “Ao formular novos conteúdos com novos produtos, a marca passa por uma transformação fundamental em direção a um futuro com um balanço neutro de emissões de carbono. Agora é a hora certa para tornar a nova atitude da nossa marca visível para o mundo exterior“

A Volkswagen disponibilizou em seu Newsroom todos os detalhes em inglês, sobre o rebranding. Com um dos maiores projetos de rebranding na industria automotiva, presente em 154 países e com previsão de mudança de alteração em cerca de 70 mil logótipos nas 10 mil instalações de revendedores e parceiros de serviços em todo o mundo.

É interessante analisar e ler todo o projeto, vendo que a proposta vai muito alem da reformulação da marca e símbolo gráfico. Esse rebranding é conhecida como a “nova Volkswagen”. Confiram algumas imagens da nova marca e do automóvel ID.31:

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