Review: Redescubra a Fotografia – GG Brasil

Pouca gente sabe mas tive uma pequena carreira como fotógrafo. Por mais que você seja bom no que faz, sempre tem alguém tão bom quanto você ao seu redor e foi por isso que desisti da carreira. Não por causa da concorrência ou de haver a necessidade de ter que me dedicar para me destacar e sim por achar que não era aquilo que queria fazer pela vida toda a ponto de querer me dedicar para me destacar.

Da mesma forma, acredito que muita gente se veja frustrada por não conseguir se destacar no mercado fotográfico (que hoje é um dos que mais cresce). Eu conheço muita gente assim. E é aí que minha dica de livro entra: Como se destacar em um mercado tão variado? Demetrius Fordham, o autor do Redescubra a Fotografia, te conta (Só ver o nome original do livro: If You’re Bored with your Camera Read This Book – “Se você está se sentindo entediado com sua câmera, leia este livro).

O Redescubra a Fotografia vai muito além de um passo a passo do que fazer. Ele te faz pensar e te mostra referências de como sair da caixa (old but gold) e pensar de forma diferente a partir das dicas. Sabe aquele “poxa, nunca pensei nisso”? Pois é, com certeza você vai soltar VÁRIOS durante a leitura desse livro. Tudo isso com uma leitura agradável e muito breve, além de ser recheado de imagens (criativo gosta mesmo é de figurinha haha) e de referências para você parar e pensar em como fazer aquele próximo ensaio.

O livro, como eu disse, não é bem um livro técnico. Funciona mais como um guia de inspirações. São 50 exercícios, dicas e truques para você abrir a porta da criatividade na cabeça e te tirar da rotina fotográfica, do velho “book conceito que todo mundo faz”, digamos assim. E como ele faz isso, você me pergunta? Além mostrar como quebrar as regras tradicionais e dicas de como usar câmeras analógicas, você verá propostas de exercícios práticos, divertidos e criativos, e uma infinidade de “refs” para trazer um pouco mais de personalidade para seus ensaios e fotos.

Para que fique claro (eu sei que vocês já sabem mas não custa nada deixar o recadinho do tio): Para poder quebrar as regras você tem que conhecer as regras. E esse é um dos primeiros capítulos do livro: APRENDA FOTOGRAFIA. Este é um livro pra quem já conhece as regras principais. E só conhecendo as regras  para ter liberdade para quebra-las da maneira “correta”. Apesar do livro ter uma pegada meio iniciante, você tem de ter propriedade para dizer o porque está quebrando regras.

Sabe aquelas referências que você vê de fotógrafos ícones no Instagram, Tumblr, Pinterest e em outras redes sociais? Aquelas imagens referências que muita gente ama? Esse livro tanto te mostra que você PODE fazer como mostra como fazer. De forma simples e prática.

Tudo isso tanto com a câmera na mão quanto sem câmera nenhuma. Acredite, muita referência de fotógrafos “fodásticos” vem de coisas da vida, do dia-a-dia. São estalos e insights que surgem quando você abre o olho para ver e respirar a criatividade que gira ao seu redor. E esse livro te mostra como enxergar melhor as coisas ao seu redor, acredite.

Enfim, fica minha dica. Se você se vê preso, estagnado na fotografia ou simplesmente quer fazer algo (MUITO) legal, esse livro é pra você.

tags:
Criatividade Fotografia hypster pensar fora da caixa Photography referência tumblr tutorial
Caio Teixeira
escrito por

Caio Teixeira

Administrador

Caio Teixeira já escreveu

13 artigos

Ver mais de Caio