Parklets, um espaço de lazer urbano que deu certo

Você já deve ter passado na frente de algum restaurante ou conveniência e ter visto alguns miniparques urbanos ocupando algumas vagas de carro e pessoas desfrutando daquele espaço de lazer. Pois é, esse é o chamado Parklet.

Essa novidade surgiu na cidade de São Francisco, nos Estados Unidos, e sua função é criar espaços atrativos e até mesmo de espera para os estabelecimentos, tornando a cidade mais agradável. Os Parklets podem ser construídos pela prefeitura ou através do sistema privado.

parklets são francisco

Podemos apresentar muitos pontos positivos sobre os Parklets: quando o mesmo é bem arquitetado, não prejudica a rua, moradores locais e ou lojistas da redondeza, ele pode juntos ao bairro torná-lo mais atrativo tanto para visitantes quanto para o lazer, o que acaba sendo um lugar gostoso para se desfrutar, porém é importante ressaltar que esse tipo de intervenção é apenas para uma valorização da região, não algo de extensão para bares e restaurantes.

O que se deve fazer para locar um parklets:

Primeiro, é necessário pedir autorização da prefeitura. Na maioria das vezes são liberadas para ruas com velocidade de até 50 km/h, dependendo do município. Logo após fica na responsabilidade do mantenedor que pode ser uma empresa local ou uma organização de bairro que arcar com os custos ou para construir o espaço e mantê-lo, realizando as devidas manutenções necessárias.

Importante ressaltar que os donos dos estabelecimentos podem patrocinar o funcionamento dos miniparques, porém não podem colocar logo tipos ou placas para promoverem seus negócios, pois são lugares públicos qualquer pessoa pode usufruir do espaço em qualquer horário.

O projeto arquitetônico de um parklet deve seguir uma temática urbana e estar de acordo com a legislação vigente. Conforme o tipo de negócio local, os comerciantes podem ou não fazer certas adaptações. São os mantenedores que estabelecerão qual será a finalidade do espaço, se servirá apenas para descanso, contemplação, alimentação ou também para promoção cultural, com apresentação de músicas e outras artes. O importante é que tudo esteja sempre muito limpo e conservado.

Parklet Zonas Verdes

Foto: Ricardo Lisboa

Os parklets podem ser equipados com: minibibliotecas, bancos, cadeiras, mesas, arquibancadas, bicicletários, guarda-sóis, vasos, floreiras e equipamentos para animais de estimação.

flores
Parklet

Foto: Sissy Eiko

6630a9_c2f2e25905cd4eae93c50734e72bb1fe_mv2

Foto: Sissy Eiko

Quando o comerciante cria um espaço para as pessoas sentarem na frente do estabelecimento, ele começa a se conectar com seu entorno, assim a população começa a entender que o estabelecimento está ligado ao público em geral.

tags:
Arquitetura Arte Criatividade Decoração Design Intervenção Urbana Sustentável
Marcela Ferreira
escrito por

Marcela Ferreira

Assinante

Marcela Ferreira já escreveu

6 artigos

Ver mais de Marcela