Pantone anuncia Ultra Violet como a cor do ano para 2018

O anúncio tão esperado da Pantone foi dado na última semana, a esperada cor do ano. Depois de inovar e anunciar duas cores em 2016 (Rose Quartz, Serenity) e um novo tom de verde neste ano (Greenery), a Pantone anunciou que Ultra Violet será a cor de 2018. A empresa define a cor como complexa e contemplativa, sugerindo os mistérios do cosmos, a intriga daquilo que ainda está por vir e as descobertas que estão além do lugar onde nos encontramos agora.

“Vivemos em um tempo que exige criatividade e imaginação. É esse tipo de inspiração criativa que é a ultra violet, um roxo resultante do azul escuro, que eleva nossas expectativas aos mais altos níveis. Evocando a exploração de novas tecnologias, uma reflexão espiritual, a ultra violet irá indicar, iluminar este caminho que está por vir.” Leatrice Eiseman, Diretor executivo do Instituto Pantone Color

Referências à David Bowie, Prince e Jimi Hendrix são feitas, porque foram artistas de extremo talento que fugiam do convencional e expressavam sua individualidade fazendo o uso da cor. E no caso em particular de Prince, a Pantone lançou em agosto uma cor em sua homenagem, já que o cantor adorava a tonalidade, tendo pintado todas as paredes de sua mansão nos tons de roxo e composto a música “Purple Rain”.

Não resta dúvidas que a Ultra Violet irá nos estimular a ir além, a ousar, experimentar, afinal é um tom pouco usual e que agora ganhará mais destaque.

“A Cor do Ano Pantone tornou-se muito mais do que uma tendência no mundo do design e da moda; agora é realmente o resultado de uma reflexão e da identificação daquilo que está em falta no mundo atual”, Laurie Pressman, Vice Presidente do Pantone Color Institute.
pantone-ultra-violet-cor-do-ano-2 pantone-ultra-violet-cor-do-ano-1

Para nós, designers, a Pantone preparou uma seção especial em seu site. A empresa estima que mais de 10 milhões de designers e fabricantes trabalham com a Pantone em seus trabalhos, seja impressão em embalagens, cosméticos, vestuário e outros produtos. Pensando nisso, selecionou três guias de cores que incluem formatos e indicadores de CMYK e RGB para o uso, além de disponibilizar o arquivo ASE para uso nos softwares da Adobe. E se você ficou na dúvida em como usar a cor do ano em seus projetos, abaixo colocamos algumas composições sugeridas pela Pantone e que você pode fazer o download do arquivo disponibilizado pela empresa.

pantone-ultra-violet-cor-do-ano-5
pantone-ultra-violet-cor-do-ano-6
pantone-ultra-violet-cor-do-ano-7
pantone-ultra-violet-cor-do-ano-8
pantone-ultra-violet-cor-do-ano-4
pantone-ultra-violet-cor-do-ano-3
tags:
Cores Criatividade Design Pantone
Felipe Andrade
escrito por

Felipe Andrade

Editor

Felipe Andrade já escreveu

206 artigos

Ver mais de Felipe