As identidades visuais dos jogos olímpicos desde 1896 até hoje
De quatro em quatro anos algum país e cidade é escolhida para sediar os tradicionais jogos olímpicos, competições esportivas das mais diversas modalidades. Uma das contribuições que o local escolhido deixa de herança para todos é a identidade visual para a edição, que será reproduzida em todos os materiais e todas as transmissões ou publicações relacionadas as olimpíadas.
Por sua vez, o Brasil foi escolhido para sediar a edição de 2016, na cidade do Rio de Janeiro, e por aqui não foi diferente. A identidade visual foi produzida pela Tátil Design de Ideias, famosoa estúdio brasileiro de design. O objetivo da marca, segundo os criadores, é transmitir paixão e transformação.
Ao longo dos anos, as marcas foram se adaptando aos conceitos propostos pelo seu tempo, formas geométricas, cores, posters, entre outros. Conheça as marcas dos jogos olímpicos em ordem cronológica, desde 1896 até 2016. Colocamos apenas os jogos olímpicos, excluindo o de verão e inverno que será em outro post!
Athenas, Grécia – 1896
Saint Louis, Estados Unidos – 1904
Londres, Inglaterra – 1908
Estocolmo, Suécia – 1912
Berlim, Alemanha – 1916
Antuérpia, Bélgica – 1920
Paris, França – 1924
Amsterdam, Holanda – 1928
Los Angeles, Estados Unidos – 1932
Berlim, Alemanha – 1936
Japão, 1940 e 1944 (não ocorreu edição dos jogos devido a segunda guerra mundial)
Londres, Inglaterra – 1948
Helsink, Finlândia – 1952
Melbourne, Austrália – 1956
Roma, Itália – 1960
Tóquio, Japão – 1964
Cidade do México, México – 1968
Munique, Alemanha Ocidental – 1972
Montreal, Canadá – 1976
Moscou, URSS – 1980
Los Angeles, Estados Unidos – 1984
Seul, Coreia do Sul – 1988
Barcelona, Espanha – 1992
Atlanta, Estados Unidos – 1996
Sydney, Austrália – 2000
Atenas, Grécia – 2004
Pequim, China – 2008
Londres, Reino Unido – 2012
Rio de Janeiro, Brasil – 2016