As 20 pinturas mais famosas do mundo

Pinturas mais famosas do mundo

A pintura, seja ela como for, sempre foi uma das formas de arte mais apreciadas da história. Dentre inúmeros artistas e obras, algumas delas se destacam, marcam épocas, estilos e gerações e ganham muita notoriedade, seja pra quem é apreciador e entendedor da arte ou não.

Nesse post você vai ver uma seleção com as 20 pinturas mais famosas do mundo, e um pouco sobre elas. Vamos lá?

20 – Dogs Playing Poker

Encomendada pela Brown & Begelow Cigars, uma marca de charutos, a série Dogs Playing Poker foi pintada pelo artista americano C.M. Coolidge, e possui no total de 16 telas. As pinturas foram encomendadas em 1903, e ano passado (2015) um dos originais foi vendido em um leilão por nada menos que US $590,400.

most-famous-paintings-20

19 – Bal du moulin de la Galette

Mais conhecida como “Dança Le moulin de la Galette”, esta é uma pintura do artista francês Pierre-Auguste Renoir de 1876. A obra está atualmente no Museu d’Orsay, em Paris e está na lista das pinturas mais caras do mundo, avaliada em incríveis 78,1 milhões de dólares.

most-famous-paintings-19-Pierre-Auguste_Renoir_Bal_Du_Moulin_de_la_Galette

18 – No. 5, 1948

Esta é uma das obras mais famosas do artista americano Jackson Pollock, conhecido pela sua influência ao expressionismo abstrato. A pintura foi feita em um painel de fibra, pintada com resina sintética e mede 8’ x 4’. O original foi vendido à um comprador particular pela bagatela de 140 milhões de dólares em 2006.

most-famous-paintings-18-No-5-1948-by-Jackson-Polloc

17 – The Son of Man

Esta é uma pintura do artista belga surrealista René Magritte. Magritte pintou a obra como um auto-retrato em 1964, a peça mede 116 × 89 cm. Atualmente a peça é de um proprietário particular e raramente é exposta ao público, o que a faz ainda mais misteriosa.

most-famous-paintings-17-son-of-man

16. Cafe Terrace at Night

Esta é uma peça do famoso pintor holandês Vincent van Gogh. A obra é uma pintura a óleo que mede 80.7  × 65.3 cm, feita em 1888 em Arles, na França. A peça não está assinada por van Gogh, mas é mencionada por ele em várias de suas anotações. Atualmente de encontra no Museu Kröller-Müller, em Otterlo, Países Baixos.

most-famous-paintings-16

15. American Gothic

Esta obra é do pintor americano Grant Wood. A peça foi pintada em 1930 e é uma pintura a óleo que mede 78  × 65.3 cm, e atualmente está no Instituto de arte de Chicago.

most-famous-paintings-15

14. O Carregador de Flores

Esta é uma obra do artista mexicano Diego Rivera, pintada em 1935 em masonite, uma espécie de placa de madeira, uma das formas mais comuns de pintura em superfícies duras. Considerado como o maior pintor mexicano do século XX, Rivera era conhecido por suas pinturas simples e cheias de cores vibrantes.

most-famous-paintings-14

13. Water Lilies

Esta também se trata de uma série de pinturas, dessa vez feitas pelo famoso impressionista francês Claude Monet. A série conta com cerca de 250 pinturas a óleo, feitas entre 1840 e 1926 e foram o foco principal da produção artística de Monet durante os últimos trinta anos de sua vida. Muitas das obras foram pintadas enquanto Monet sofria de catarata. Em 2008 uma das peças da séria, a Le Bassin aux Nymphéas (imagem abaixo) , foi vendida por 80.5 milhões de dólares.

Le_bassin_aux_nymphéas_-_Claude_Monet

12. The Kiss

Esta obra foi pintada pelo simbolista austríaco Gustav Klimt, entre 1907 e 1908, o ponto alto de seu “período de ouro”. A peça mede 180 × 180 cm e foi pintada a óleo com folhas de ouro. A peça se encontra no Österreichische Galerie Belvedere, em Vienna, e é considerada uma das obras mais importantes do início do período moderno.

most-famous-paintings-12

11. The Night Watch

O nome real da obra é Militia Company of District II under the Command of Captain Frans Banninck Cocq, e foi pintada pelo holandês Rembrandt van Rijn em 1642. A peça mede 363 × 437cm e é propriedade do Museu De Amsterdam, mas está atualmente exposta no Rijksmuseum.

most-famous-paintings-11

10. Portrait de L’artiste Sans Barbe

Esta é mais uma obra do famoso pintor holandês Vincent van Gogh, e é um dos vários auto-retratos que ele pintou durante sua vida. A peça, que retrata o artista sem barba (como o nome sugere), é uma pintura a óleo que foi pintada em 1889, medindo 40 × 31 cm. A peça pode ter sido o último auto-retrato do artista, e em 1998 foi vendida por 71.5 milhões de dólares para um comprador particular.

most-famous-paintings-10

9. Whistler’s Mother

O verdadeiro nome desta obra é Arrangement in Grey and Black No.1, pintada pelo americano  James McNeill Whistler em 1871. A peça é uma pintura a óleo que mede 144.3 × 162.4 cm e foi pintada em uma tela feita pelo próprio Whistler. Esta é mais uma obra que se encontra no Musée d’Orsay, em Paris, e é uma das obras mais famosas de um americano fora dos Estados Unidos, considerada por muitos como a Mona Lisa Vitoriana.

most-famous-paintings-09

8. Girl with a Pearl Earring

Em holandês, Meisje met de parel, esta é uma obra do famoso pintor holandês Johannes Vermeer. A peça foi pintada a óleo, por volta de 1665, mede 44.5 × 39 cm, e atualmente é propriedade do  museu Mauritshuis, nos Países Baixos. Esta é uma das obras que foi replicadas pelo famoso artista inglês Banksy.

most-famous-paintings-08

7. A Sunday Afternoon on the Island of La Grande Jatte

Esta é um das obras mais famosas do pintor francês Georges-Pierre Seurat. A peça é uma pintura a óleo em tela feita em pontilhismo, inciada em 1884 e finalizada dois anos depois. A peça é propriedade do Instituto de Arte de Chicago e foi adquirida em 1974 por cerca de 24 mil dólares, que inflacionados equivalem a cerca de 328 mil dólares.

most-famous-paintings-07

6. Three Musicians

Este é um quadro do famoso artista espanhol Pablo Picasso. A obra foi pintada em 1921, é uma pintura a óleo e mede cerca de 200.7 x 222.9 cm. A peça é considerada uma das mais importantes obras cubistas, e atualmente se encontra no MoMA – Museu de Arte Moderna de New york.

most-famous-paintings-06-Picasso-3-musicians

5. La persistencia de la memoria

Esta é uma peça do famoso artista espanhol e bigodudo Salvador Dali. A obra é uma pintura a óleo, feita em 1931 e mede cerca de 24 × 33 cm. A peça foi doada anonimamente para o MoMA, onde se encontra até hoje. É considerada uma das mais importantes  pinturas para o surrealismo, e expressa a visão de Dali sobre a relatividade.

most-famous-paintings-05

4. Guernica

Mais uma obra de Pablo Picasso, desta vez um mural pintado a óleo, medindo 349 × 776 cm. A peça, que foi finalizada em 1937, possui apenas preto, branco e cinza e é considerada por muitos críticos de arte como uma das pinturas anti-guerra mais comoventes e poderosas da história. Isso porque a peça foi pintada em resposta ao bombardeio de Guarnica, na Espanha, feito pela Alemanha. A peça está atualmente no museu Reina Sofia, em Madrid, Spain.

most-famous-paintings-04

3. The Scream

Famosa obra do pintor norueguês Edvard Munch, está no top 3 das obras mais famosas. A peça possui cinco versões, pintadas em tempera, óleo, pastel e litografia. As peças já sofreram diversos roubos, inclusive a mão armada, todos os quadros foram recuperados mas com danos irreparáveis. Uma das peças foi vendida em 2012 por 119,9 milhões de dólares. As peças estão expostas na Galeria Nacionalde Oslo e no Museu de Munique.

most-famous-paintings-03

2. Starry Night

Mais uma obra de Vincent van Gogh, e uma de suas pinturas mais conhecidas. A peça foi criada por Van Gogh aos 37 anos, enquanto esteve em um asilo em Saint-Rémy-de-Provence, em 1889. A peça é uma pintura a óleo em tela que mede 73,7  × 92,1 cm, e atualmente também é propriedade do MoMA, considerada uma das mais famosas obras de arte do mundo.

most-famous-paintings-02

1. The Mona Lisa

Como já era de se esperar, na primeira posição está o quadro do italiano Leonardo da Vinci, considerado o mais conhecido, o mais visitado, o mais escrito sobre, o mais cantado e o trabalho mais replicado de arte no mundo. A peça é uma pintura a óleo em tela, medindo 77 × 53 cm, iniciada em 1503/1506 e finalizada em 1517. A obra foi comprada pelo museu do Louvre, em Paris, por nada menos 100 milhões de dólares em 1962, que considerando a inflação custaria 782 milhões de dólares. A peça está no Livro Dos Records como a obra de arte mais cara já vendida na história, e está em exposição permanente no museu do Louvre.

most-famous-paintings-01

tags:
Arte Pintura
Daniel Fabricio
escrito por

Daniel Fabricio

Administrador

Daniel Fabricio já escreveu

725 artigos

Ver mais de Daniel