Mini Rio – Designer cria projeto com ícones sobre o Rio de Janeiro

Mini Rio

O designer carioca Fabio Lopez é apaixonado pela cidade do Rio de Janeiro, e como designer se viu na obrigação de usar suas skills para apresentar a sua amada cidade para o mundo, já que o Rio vive um período de visibilidade por conta das olimpíadas.

Assim surgiu o projeto Mini Rio, uma extensa coleção de pictogramas e ilustrações criadas com o objetivo de homenagear e apresentar visualmente o patrimônio cultural da cidade do Rio de Janeiro. O projeto é uma iniciativa independente e levou incríveis 17 meses para ficar pronto.

“Não comecei o projeto mini Rio sabendo que faria 100 pictogramas, mas depois de criar umas 10 ilustrações sobre a cidade percebi que poderia expandir esse exercício para um conjunto enorme de possibilidades. Inicialmente não sabia se encontraria uma centena de ideias para criar, mas logo percebi que o mais difícil seria definir o que deixar de fora desse planejamento inicial.” disse Fabio.

O projeto aborda uma visão pessoal do designer sobre a cidade, e o autor afirma: “Apesar de ter feito uma grande pesquisa e analisado cada possibilidade, deixei coisas importantes de fora e talvez tenha incluído pictogramas que para algumas pessoas não são tão representativos”.

Mini Rio

Fabio explica que muita coisa ficou de fora por não ser visualmente interessante tendo em vista o estilo que ele escolheu para o projeto, que é o de linhas finas e pontas arredondadas, e outras ficaram de fora pelo simples fato de ele não conhecer todos os lugares da cidade.

O conjunto está dividido em: atrações turísticas, cultura (música, artes, museus, tradições, eventos), estilo de vida (costumes, hábitos, points), cotidiano (objetos do dia a dia, serviços, equipamentos urbanos), natureza (fauna, flora, geografia) e problemas.

Mini Rio

Para a criação dos pictogramas foram coletadas e produzidas mais de 1200 imagens de referência. A partir dessas imagens, cada pictograma foi cuidadosamente construído em um processo que demandava atenção aos detalhes e rigor técnico. O conjunto criado segue regras bem definidas, como: formas vazadas (desenho por contorno), estrutura linear de espessura uniforme, cor única, acabamento arredondado, ausência de perspectiva, alinhamento geométrico e figuras humanas padronizadas.

Mini Rio
Mini Rio

Além dos pictogramas, Fabio produziu uma série de padronagens, mesclando vários pictogramas e também uma tipografia específica para o projeto, que você pode baixar gratuitamente no site do Mini Rio.

Mini Rio

Abaixo, seguem alguns pictogramas e padronagens do projeto, incluindo a nova série de expansão, especial para o carnaval. Você pode ver mais informações no site do projeto.

flopez-mini-lab-27
flopez-mini-lab-86b
mini-rio-1
mini-rio-2
mini-rio-3
minirio_sala7-01
minirio_sala7-02
minirio_sala7-03
minirio_sala7-05
minirio_sala7-06
minirio_sala7-07
minirio_sala7-12

Atualização:

Se você curtiu o projeto, alguns produtos com a identidade estão à venda na loja do projeto Mini Rio, corre lá 😀

tags:
Fontes Iconset Ilustração Nacional
Daniel Fabricio
escrito por

Daniel Fabricio

Administrador

Daniel Fabricio já escreveu

725 artigos

Ver mais de Daniel