Não trabalhe de graça: protesto de alunos e docentes de design em Portugal

Cartaz_protesto12

Com os diversos cursos de design espalhados por Portugal, associado a crise econômica atual e poucas vagas para acesso ao mercado de trabalho, é comum agencias ofertarem aos jovens alunos e recém formados, trabalhos sem alguma remuneração em troca de promoção de seu nome, ou algum espaço inicial na agencia, ou mesmo um estágio.

Como forma de protestos a essa situação, duas dezenas de docentes e mais de 300 alunos de design de 18 faculdades portuguesas se uniram na ultima sexta-feira, 01 de maio de 2015 (feriado que celebra o dia do trabalhador) para protestar contra a multiplicação das propostas de trabalho sem remuneração, como única forma de os jovens entrarem no mercado.

Criaram-se então a frase “Sempre que trabalhares de graça, estás a prejudicar os outros”, em que todos os alunos espalharam cartazes com essa frase, por diversas cidades de Portugal, fotografaram e reuniram na página do facebook.

O objetivo do protesto em nível nacional é conscientizar o jovem a não fazer esse tipo de trabalho, para não desestabilizar o teto profissional do designer e informar aos que estão de fora, o que ocorre na maioria das vezes dentro do mercado para o estudante.

Confira alguns trabalhos:

Cartaz_protesto18
Cartaz_protesto17
Cartaz_protesto16
Cartaz_protesto15
Cartaz_protesto14
Cartaz_protesto13
Cartaz_protesto12
Cartaz_protesto11
Cartaz_protesto10
Cartaz_protesto3
Cartaz_protesto4
Cartaz_protesto5
Cartaz_protesto1
Cartaz_protesto6
Cartaz_protesto8
Cartaz_protesto9
tags:
Cartaz Design Design Social Protesto
Gabriel Patrocinio
escrito por

Gabriel Patrocinio

Editor

Gabriel Patrocinio já escreveu

132 artigos

Ver mais de Gabriel