Fhold: Um suporte ecológico para notebooks
Os notebooks continuam sendo os computadores portáteis mais utilizados por milhares de pessoas ao redor do mundo. Mesmo que muitos outros novos tipos de tecnologias sejam inventados e lançados todos os dias no mercado digital, eles continuam sendo o preferido entre usuários que não abrem mão do conforto.
E quando o assunto é conforto e praticidade para assistir filmes, séries ouvir música, jogar, trabalhar em casa ou estudar… isso tudo é possível, em qualquer lugar e a hora, mas sabemos que passar muito tempo no computador em uma posição desagradável pode provocar má postura na coluna, LER e danos à pele como lesões e queimaduras.
E foi pensando nisso que Ricardo Martins, André Martins e Joel Araújo, três designers portugueses que vivem na cidade de Aveiro, todos formados pela Universidade de Aveiro, criaram um projeto chamado Fhold: um tipo de suporte de notebooks feita de papel canelado, disponível em vários modelos, incluindo uma versão clean e outra já personalizada. Possui uma espessura reduzida e desdobrável que pode ser personalizado com adesivos e tintas pelo próprio usuário. É leve e possui uma boa durabilidade, fácil de ser transportado para qualquer lugar e totalmente reciclável após alguns tempo de uso.
O projeto foi nomeado pela equipe de “A preguiça mais útil de sempre” por causa das diversas maneiras que os usuários de computadores realizam suas atividades deitados em camas ou sofás. O projeto surgiu da necessidade de melhorar a acessibilidade dos usuários e saúde das pessoas e também a circulação sanguínea para que pudessem realizar mais tarefas e obterem mais desempenhos nos estudos ou trabalho, contribuindo também para a sustentabilidade.
A primeira edição foi lançada em Novembro de 2014 e o projeto arrecadou 6.500 euros.
André Martins, Joel Araújo e Ricardo Martins
A equipe dos três designers pretendem continuar com o projeto e fazendo adaptações para outros objetos e dispositivos,com o mesmo objetivo,colocar um fim na preguiça. André Martins disse que tablets e smartphones estão na mira de uma nova criação contra a preguiça.
.
Veja como funciona no vídeo abaixo.