Falando sobre Motion Design

Imagem destaque do post

Das inúmeras possibilidades que o design tem pra oferecer, resolvi falar um pouco da minha especialidade, o motion design.
Apesar de ser uma área razoavelmente antiga (iniciado realmente na década de 50, pelo gênio do motion, Saul Bass) são poucos os materiais que abordam este tema, e isso reflete diretamente na quantidade de profissionais no mercado.


Ocean’s Eleven – Saul Bass

Mas o que seria o motion design?

O motion graphic design (design de animação gráfica) é a subárea do design gráfico responsável por transformar os layouts gráficos (meio visual estático) em vídeos (meio visual dinâmico) através das técnicas de animação, sendo 2d ou 3d. O exemplo mais clássico disto seria as vinhetas/aberturas de TV e filmes. Mas também é utilizado em propagandas, videografismos, conteúdos educacionais, entre outras coisa.

MegaPix – Beeld Studio

Animação x Motion design

Apesar de parecidas, animação e motion design são coisas diferentes. Mas isso quer dizer que o motion designer não é um animador, ou vice-versa? Não é bem assim, ambos possuem qualificações parecidas. Os princípios estudados para se aprender a animar (do latim, dar vida) são os mesmos. Compartilhando desde aspectos técnicos como tecnológicos. A diferença está no objetivo de cada um. A animação é derivada do cinema, possui o objetivo de contar histórias. Seus personagens se expressam. O motion é ligado ao design gráfico, seus elementos possuem o objetivo de ilustrar alguma ideia.

Motion design no Brasil

No Brasil esta área já está bem consolidada, com diversas empresas que atuam a bastante tempo, tanto no mercado nacional quanto em âmbito internacional.
Fiz uma lista das principais empresas brasileiras atuantes na área, para guardarem como referência:

Beeld Motion

Vetor Zero

OvniVFX

Koi Factory

Casa Blanca

Polegar Opositor

E para finalizar segue um vídeo muito interessante, feito pelo projeto Motion Design Plus, que resume bastante tudo isso que conversamos aqui.

What is Motion Design ?

tags:
Design Motion Design
Daniel Fabricio
escrito por

Daniel Fabricio

Administrador

Daniel Fabricio já escreveu

725 artigos

Ver mais de Daniel