9 ilustrações alternativas dos livros infantis mundialmente famosos feitas por artistas millennials

Nossa percepção muda à medida que ficamos mais velhos e por isso não é uma surpresa encontrarmos novos significados nos livros que já lemos.

Convidamos você a mergulhar nos mundos de J.R.R.Tolkien, Lewis Carroll, Antoine de Saint-Exupéry e muitos outros autores para conhecer seus heróis literários favoritos e aprender algumas lições de vida inesperadas com eles.

O Hobbit de J. R. R. Tolkien

O Hobbit é um livro infanto juvenil de fantasia escrito por J. R. R. Tolkien. O livro conta a história de Bilbo Bolseiro, um Hobbit cuja vida se transforma quando se junta ao mago Gandalf e a treze anões para encontrar um tesouro que foi roubado.

Ressignificação: O livro conta a história de um hobbit nobre que sempre tenta estar do lado do bem. O tema traz a ideia de que mesmo não conseguindo adquirir o que deseja, o mais importante é seguir seus princípios morais.

O Hobbit, ilustrado por Nadiia Rudenko

 

O Pequeno Príncipe de Antoine de Saint-Exupéry

Escrito e ilustrado por Antoine de Saint-Exupéry, “O Pequeno Príncipe” é uma obra sensível e cativante. A obra ficou conhecida por suas reflexões sobre amizade, amor, solidão e perda.

Ressignificação: O tema aborda assuntos importantes como amores destrutivos, submissões e espaço pessoal. O livro traz uma mensagem universal de amor, fé e resgate interior, mostrando que não é normal se dedicar inteiramente aos outros sem antes pensar em si.

O Pequeno Príncipe, ilustrado por Olia Aristova

 

A Árvore Generosa de Shel Silverstein

O livro conta a história de um menino que tem uma relação com a árvore. Mas à medida que o tempo vai passando, o garoto cresce e começa a querer mais do que a simples companhia de sua amiga.

Ressignificação: Silverstein fala da relação entre o homem e a natureza, sobre auto anulação e apego emocional. A árvore oferece tudo de si ao menino e mesmo assim não é o suficiente. O auto sacrifício nunca irá manter alguém por perto, nem mesmo ajudará na sua independência

A Árvore Generosa, ilustrado por Nathali Gurova

 

A Pequena Sereia de Hans Christian Andersen

A Pequena Sereia é um conto escrito por Hans Christian Andersen que fala sobre uma jovem sereia disposta a dar a sua vida nos mares e escondendo sua identidade, com intuito de conquistar a alma e o amor de um príncipe.

Ressignificação: A pequena sereia é uma história de dependência emocional. A codependência está latente neste conto, deixando claro que a personagem só poderia ser feliz com o príncipe. Felizmente, ela se aceitou e se reergueu. Não seja nada além de você mesmo!

A Pequena Sereia, ilustrado por Anastasia Ivanova 

O Jardim Secreto de Frances Hodgson Burnett

O Jardim Secreto conta a história de Mary Lennox, uma menina que perde os pais em um surto de cólera na Índia e acaba sendo enviada para uma mansão para viver com seu tio misterioso.

Ressignificação: A trama trata de assuntos universais e que atravessam gerações, como a necessidade de amadurecimento, a amizade, acreditar no potencial do outro e também o isolamento. É importante ter seu próprio crescimento pessoal a partir das suas experiências.

O Jardim Secreto, ilustrado por Nadiia Rudenko

Peter Pan nos Jardins de Kensington de J. M. Barrie

Peter Pan caiu de uma carruagem e foi levado por fadas para a Terra do Nunca. Lá, Peter é um menino que não tem obrigações, não tem deveres e vive se divertindo.

Ressignificação: A história fala sobre descoberta infantil. A trama se prende na questão de que ninguém será criança para sempre. Muitas vezes tentamos fugir da vida adulta para não encarar nossas próprias responsabilidades.

Peter Pan, ilustrado por Polina Udod

Pippi Meialonga de Astrid Lindgren

Píppi é uma jovem menina que não tem pai e nem mãe, mas é muito feliz. Seus companheiros são um cavalo e um macaquinho. Ela mesma produz suas roupas, sua comida, etc.

Ressignificação: A essência do livro mostra que a solidão é algo que muitas vezes nos empurra para frente e nos torna mais fortes. Para algumas pessoas, todos irão crescer e se tornar insensíveis um dia. No entanto, outros pensam que existe alguma forma genuína de manter a criança interior dentro de si. Onde está a sua criança interior?

Pippi Meialonga, ilustrado por Nika Kurilenko

Mary Poppins de P. L. Travers

A história começa com a busca por uma nova funcionária que consiga cumprir a difícil tarefa de cuidar das crianças. Então, é aí que surge Mary Poppins com seu inseparável guarda-chuva. A chegada da nova babá vira do avesso a vida da família Banks. Ela possui poderes mágicos e consegue, inclusive, voar. Rapidamente eles começam a se afeiçoar a querida babá.

Ressignificação: A história representa uma relação tóxica. Existe muita pressão sobre as crianças e pouca paciência para entendê-las. No caso dos pais, a receptividade com os filhos era quase nula. O convívio familiar precisava ser transformado e foi. 

Mary Poppins, ilustrado por Tetiana Yefremova

Alice no País das Maravilhas de Lewis Carroll

O livro conta a história de Alice, uma menina que segue um Coelho Branco. A personagem é projetada para um novo mundo, repleto de animais e objetos que falam e se comportam como seres humanos. No País das Maravilhas, Alice vive aventuras e é confrontada com o absurdo, o impossível, questionando tudo o que aprendeu até ali.

Ressignificação: Nossos sonhos também podem ser uma fonte de conhecimento, impressões e conexões úteis. A incansável busca por conhecer a si mesmo é um assunto importante neste conto. Reconhecer que você não precisa agradar ninguém para se sentir feliz é essencial. Afinal, só você conhece suas fantasias.

Alice no País das Maravilhas, ilustrado por Pavlo Bestuzhev

Explore mais ilustrações visitando a página oficial do projeto: Mensagens Ocultas nos Livros Infantis no blog Depositphotos.

tags:
Ilustração infantis
eugenia.rybalko
escrito por

eugenia.rybalko

Assinante

eugenia.rybalko já escreveu

1 artigos

Ver mais de