Como Começar a Sua Loja Online: Desde o Alojamento à Estratégia Marketing Digital [Orientado para SEO]

O mundo digital está a evoluir de forma alucinante e torna-se cada vez mais difícil de conseguir vingar quando se quer começar um novo negócio.

O número de websites e a competitividade cresce dia após dia e o desafio é cada vez maior. Contudo, o objetivo em mente deve ser um: definir uma forte estratégia para começar com o pé direito.

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Para começar a sua loja online deve ter em mente duas palavras-chave: persistência e paciência. Aliando estas duas palavras, o caminho para o sucesso é mais simples e cada vez mais uma realidade.

1. Estudar o Mercado: Qual é o meu nicho?

O primeiro passo para construir um negócio online começa por perceber qual é o nicho que pretende entrar e o que está a acontecer no mercado: quais são os produtos disponíveis, quais os seus preços, o que falta ser feito e se correspondem às expectativas dos clientes.

Nesta fase devemos também analisar a concorrência de modo a perceber que estratégias estão a utilizar e de que forma essas estratégias resultam ou não.

Uma das formas mais viáveis e seguras de fazer a escolha é ferramentas confiáveis que resolvem esse objetivo aqui. Podemos colocar algumas questões:

 ● Quais são as necessidades dos clientes e o que os satisfaz?

 ● Quais são os meus competidores e como posso superá-los?

Depois de analisar o mercado e perceber as suas tendências deve começar a definir metas e objetivos para a sua loja e desenvolver o produto/serviço mais adequado.

2. Criar um Produto/Serviço 

Depois de respondidas as questões anteriores, começamos a criar o nosso produto.

A base deve ser coerente: satisfazer as necessidades dos clientes, superar a concorrência e surpreender para captar atenção.

Quando procuramos saber em que um novo produto pode ser bem sucedido, podemos recorrer a fóruns, reviews de produtos similares, comentários em redes sociais, qualquer ferramenta que tenha a opinião dos utilizadores e beneficiar principalmente dos comentários negativos: como posso transformar estes comentários em positivos no meu produto?

3. Estabelecer o Público-Alvo

 O nosso produto está pré-definido, é altura de estabelecer qual será o seu principal público-alvo e a buyer persona (tipo de cliente).

Características a ter em conta são:

 ● Idade

 ● Profissão

 ● Localização

 ● Hobbies

 ● Onde gasta mais dinheiro

 ● Redes Sociais que utiliza

Estes são alguns exemplos. Podem ser feitos vários perfis para diferentes personas, não é obrigatório que seja apenas uma, porque mesmo que o público-alvo seja jovem, não implica que não existam personas de outros grupos etários que sejam potenciais clientes.

4. Construir e Alojar um Website

Chegou a parte de construir um website. 

É indispensável ter um website para a nossa loja online para que seja possível apresentar o produto, interagir com os clientes e claro realizar vendas.

É importante que o website seja fácil de navegar, seja rápido, tenha um design simples e apelativo e talvez o mais importante, compatível com dispositivos móveis. 

Contudo, o alojamento pode ser uma tarefa complicada, a escolha nunca é fácil.

Para um alojamento direcionado para SEO, deve ter em conta:

 ● Certificado SSL (Secure Sockets Layer)

 ● O alojamento deve oferecer CDN (Certain Domain Network)

 ● Mínimo de erros de página possíveis

 ● Garantia de elevado tempo de atividade

 ● Localização do servidor

 ● Backups automáticos

5. Estratégia de Marketing Digital

Criar uma forte estratégia de marketing digital é um dos fatores mais cruciais para o sucesso de uma nova loja online. 

Porquê o Marketing Digital?

A resposta é simples. Nos dias que correm, tudo passa pelo digital, portanto é fundamental conseguir fazer as campanhas online adequadas ao produto (principalmente nas redes sociais), e conseguir uma posição privilegiada nas pesquisas do Google (o ideal é dentro das 3 primeiras).

5.1. SEO – Search Engine Optimization

Search Engine Optimization (SEO) é uma das estratégias de marketing mais fortes atualmente e também das mais competitivas. 

O que é SEO?

De forma simples e direta, é o processo de aumentar o tráfego para um website através de palavras-chave, conteúdo direcionado para essas mesmas palavras-chave, a estrutura de títulos, descrições e links e conseguir backlinks. Para quantas mais palavras-chave o website rankar, maiores são as possibilidades de aparecer nos primeiros lugares do Google em variadas formas de pesquisa.

Para uma loja online, o mais importante para SEO é:

 ● Otimizar as páginas de produtos para as palavras-chave dos produtos

 ● Conseguir backlinks (que outros websites referenciam o seu)

 ● Criar conteúdo útil e inovador para palavras-chave que não sejam apenas produtos .

 

SEO

5.2. PPC (Pay-Per-Click)

Pay-per-click é uma forma de começar a rentabilizar o website e criar bastante tráfego.

Como funciona?

São estabelecidas as palavras-chave em que se quer utilizar publicidade. Quando essas palavras-chaves são digitadas num motor de busca como Google, o nosso website aparece nos primeiros lugares da pesquisa (antes dos resultados orgânicos). 

Sempre que um utilizador visita o website através deste link publicitado, é paga uma taxa ao Google.

PPC pode ser utilizado também nas redes sociais e não apenas em motores de busca e o objetivo é gerar mais tráfego, o que seria difícil não estando nas primeiras posições de pesquisa.

5.3. Redes Sociais

A presença nas redes sociais é obrigatória e um grande cartão de boas-vindas. 

Atualmente, grande parte dos utilizadores passam várias horas nas redes sociais, quer seja para ver o que há de novo ou simplesmente fazer scroll nas principais plataformas (Facebook, Instagram, Twitter, Youtube e Linkedin). É importante definir a ou as principais redes sociais utilizadas pelas nossas personas e direcionar o foco principal para elas.

O marketing nas redes sociais passa sobretudo em dar a conhecer aos utilizadores o nosso produto, o que temos para oferecer e de que forma podemos melhorar o seu estilo de vida, acrescentar uma mais valia no dia-a-dia ou até mesmo para entretenimento de forma.

É também uma excelente maneira de ganhar reputação e “gerar conversa” e claro interagir com os utilizadores, esclarecendo todas as dúvidas que hajam.

Conclusão

Começar uma loja online pode ser cansativo e desafiador. Com o passar do tempo novos desafios vão aparecer e deverá ser necessário fazer ajustes nas estratégias, mas é essencial manter o foco e a mentalidade certa. 

É importante seguir todos os passos sem passar nenhum à frente. Uns com mais e outros com menos trabalho ou aparente relevância, mas no seu todo formam uma fórmula que ajuda a ser bem sucedido.