WebSummit 2018 – Uma incrível experiência

Já recomendamos o WebSummit por diversos fatores, nesse post aqui. Sempre li e acompanhei informações sobre o evento desde a época que era situado em Dublin. Agora no 2018 em Lisboa, tivemos a oportunidade de vivenciar os quatro dias da maior conferencia de tecnologia e inovação do mundo. O evento ocorreu do dia 5 a 8 de novembro de 2018, e no gigantesco Altice Arena com as palestras principais, e sua extensão nos quatro pavilhões com diversos stands de demonstrações de softwares, gadgets, startups, outras palestras e areas de encontros promovidos por companhias integradas aos assuntos do evento.

Esse evento grandioso, com tanto conteúdo ocorrendo simultaneamente, era impossível acompanhar todos ao mesmo tempo, por isso separamos todas as nossas atividades por dias e períodos para absorver da maior gama possível que o WebSummit tem para oferecer. O primeiro dia, logo na abertura, vimos a dimensão e diversidade do evento. Paddy Cosgrave, o idealizador do WebSummit introduziu aos espectadores a proposta e a importância de ter uma conferência com essa magnitude, e destacou também, a parceria com Portugal e a cidade de Lisboa, inclusive com a presença do primeiro ministro, Antonio da Costa e o prefeito de Lisboa Fernando Medina.

Após isso, Tim Berners-Lee, o criador da Web, foi convidado a ser o primeiro palestrante da edição de 2018. Foi entrevistado por Laurie Segall da CNN, sobre a evolução da internet, e segurança e privacidade no ambiente digital. O tema foi ampliado e discutido por Lisa Jackson, da Apple, e logo em seguida pelo diretor de cinema Darren Aronofsky. O tema foi bastante importante para tal, visto que as novas proteção de dados é algo recente e atual, e o evento serviu como palco para debater tal assunto.

Logo no segundo, o WebSummit abriu os pavilhões para as empresas, que estavam com seus stands preparados para recepção e circulação do publico.  Diversas companhias como Google, IBM, Amazon, TeamViewer, BMW, entre outros, estavam com algumas atrações especiais para apresentar alguma tecnologia nova, ou debater algum assunto especifico em forma de “mini-talks”. Era algo mais dinâmico, com espaço para perguntas no final das apresentações. Circulamos um pouco mais por esses stands, trocamos cartões e pegamos alguns brindes ofertados.

Para o período da tarde, voltamos e conversamos com algumas Startups. Interessante ver o direcionamento de cada projeto apresentado nos stands, e variações dos assuntos e ter uma percepção do que as companhias estão trabalhando e desenvolvendo. Vi muito foco em segurança, financeiro e turismo, mas com muito espaço para esporte, transporte e serviço. Esse espaço foi dedicado aos investidores se aproximarem dos expositores, e criar uma network para o futuro, exibindo um determinado projeto com o tema escolhido e selecionado para o evento. Relatei abertura para designers, programadores, entre outros, se apresentarem para as startups e criarem possíveis parcerias.

Com a ajuda do aplicativo do evento, conseguimos criar nossa agenda e não perdemos nenhuma atração. Com isso, no terceiro dia transitamos entre o palco principal e a sala de conferencia. Com a super aclamada empresa Hanson Robotics, levando Sophie the Robot, a primeira inteligência artificial com expressões humanas para o palco, e seu amigo Han. Após a apresentação, fomos para a sala de conferencia de imprensa e assistimos de perto, logo da primeira cadeira, uma demonstração e evolução da Sophie.

No ultimo dia de evento, conseguimos uma entrevista exclusiva com Tim Kobe, criador da Eight Inc, uma das maiores companhias de human experience do mundo. Contou um pouco sobre a companhia, sobre trabalhar com a Apple, sobre privacidade de dados, e outros assuntos. Em breve a entrevista completa estará disponível não apenas em video, mas também em audio, não vou entrar em detalhes por aqui agora, mas ficou incrível! Em breve um post direcionado a Tim e a Eight Inc.

Nos despedimos do evento, dando a ultima visita nos pavilhões para assistir as apresentações dos pitch’s, que são as apresentações de 3 minutos com ideias de algum produto, oportunidade interessantíssima para mostrar um projeto para um publico grande, inclusive com investidores e representantes de grandes companhias. Assistimos assim, as ultimas conferencias no palco principal. A melhor apresentação do pitch foi anunciada e premiada, logo antes da cerimonia de encerramento com o Presidente de Portugal, Marcelo Rabelo e Paddy Cosgrave, apontando que ocorrerá o evento em Lisboa para os próximos 10 anos.

O WebSummit não foi apenas um evento com diversas pessoas de diferentes nacionalidades, falando sobre negocio e tecnologia. É uma escola de troca de experiência, se é possível existir tal conceito e defini-lo como tal.  Fizemos o possível para trazer toda nossa vivência do evento para vocês, leitores do Sala7Design. Aqui foi apenas um resumo do que ocorreu em forma de texto. Acompanhem nosso Instagram, que lá contem todo o registro em videos e fotos da edição WebSummit 2018.

Quero agradecer toda a equipe do WebSummit por confiar a nós, do site brasileiro Sala7Design, a oportunidade de cobrir o evento e aproximar um pouco mais nossos leitores do maior evento de tecnologia do mundo. Agradecimento também, aos companheiros e equipe do blog por todo o apoio. Aos nossos leitores, todo o conteúdo é uma retribuição por tudo!

Muito obrigado, e até a próxima edição :)

Mesa disposta no evento para medias impressas. Deixe o seu, e pegue outro. Criar contactos da maneira tradicional ;)