Nicholas Bonner – Uma introdução ao design norte-coreano
Nicholas Bonner nos oferece um vislumbre raro da cultura visual do estado totalitário em seu livro Made in North Korea – desde embalagens de cigarros e alimentos até cartões postais e passagens aéreas.
Publicado por Phaidon, Made in North Korea é um olhar fascinante sobre o design gráfico no estado secreto governado por Kim Jong-un e o Partido dos Trabalhadores da Coréia. O autor Nicholas Bonner cresceu no Reino Unido, mas mudou-se para Pequim em 1993 e co-dirige uma empresa de turismo que organiza viagens para Pyongyang. Ele também está envolvido em projetos culturais e co-dirigiu um longa-metragem norte-coreano.
Bonner vem coletando coisas efêmeras desde sua primeira visita ao país em meados da década de 1990. “Fiquei encantado e simplesmente tomado pelos elementos de design gráfico dos produtos lá …”. Então, eu compraria doces coreanos e manteria os invólucros e os acúmulos eventualmente se tornariam várias caixas grandes recheadas com o que os outros, com razão, chamavam de lixo “, ele escreve no livro. Este “lixo” inclui cartões postais, selos, passagens aéreas, etiquetas de cerveja e propaganda.
O livro não é uma pesquisa abrangente sobre gráficos norte-coreanos, mas um olhar para um arquivo de coletor ávido. Ensaios curtos da Bonner fornecem uma visão da vida diária e da cultura no país e destacam alguns temas recorrentes no design norte-coreano.
Design funcional
Em seu livro Bonner alega que a marca e a embalagem têm um propósito mais funcional na Coréia do Norte do que em países onde os consumidores têm mais opções. Os rótulos de alimentos estanhados geralmente apresentam uma ilustração simples do produto contra um fundo brilhantemente colorido (azul, verde e amarelo são todos tons populares).
“Design na Coréia do Norte geralmente não é esperado para promover explicitamente um produto em relação ao seu concorrente (como na maioria dos casos, sem concorrência). Rotular é mais para informar o comprador simplesmente o que o objeto faz ou o que é “, escreve Bonner.
Na sociedade ocidental, a marca e a publicidade são usadas para persuadir e seduzir – vender a idéia de que comprar esse produto melhorará de alguma forma sua vida. Bonner diz que as coisas efêmeras do norte-coreano são mais “ingênuas” e afirma que há “quase nenhuma publicidade no estilo ocidental” no país.
“Até recentemente não havia propagandas publicitárias, sem propaganda de televisão, sem internet (ainda é verdade, embora exista uma intranet que as pessoas possam acessar nos smartphones e nas bibliotecas)”, ele escreve.
Bonner diz que os designers ainda pensarão em coisas como “recurso de prateleira” – mas o ambiente em que os produtos aparecem é muito diferente do resto do mundo. “As prateleiras são abastecidas em uma fileira monótona de um produto seguido de outra – [isto é] muito diferente dos mercados do ocidente”, explica.
Aprovação do Estado
O design gráfico na Coréia do Norte é controlado pelo Estado. A maioria dos designers gráficos treina na universidade antes de trabalhar no Studio de Arte Industrial ou outra empresa e a maioria dos empregos de design do país são baseados em Pyongyang. Como todas as fábricas são de propriedade do Estado, cada peça de design gráfico deve ter aprovação prévia.
Bonner diz que o desenvolvimento no design do produto é “cauteloso e lento” como resultado. “O uso de motivos tradicionais e uma paleta de cores derivada da herança da Coréia permanecem constantes e com a falta de influência estrangeira, os artistas gráficos produzem um” estilo de casa “único baseado em uma mistura de simplicidade, estilo e tradição não deliberada”, ele escreve.
O design norte-coreano é surpreendentemente variado, no entanto – influenciado não apenas por anos de domínio japonês, mas sim Budismo e Confucionismo, bem como vínculos com o Bloco Comunista. (“A arte da propaganda coreana, por exemplo, é mais inspirada pela URSS do que pela [vizinha] China”, escreve Bonner.)
Antes da era digital, Bonner diz que os designers coreanos se baseariam em cores e símbolos à sua volta: “estes seriam projetos ou cores ousados, como a propaganda, mas também a suavidade de sua arte e design tradicionais”. O socialismo muitas vezes traz à mente tons silenciosos e neutros, mas as coisas efêmeras da Coréia do Norte são preenchidas com cores brilhantes. Vermelho e rosa é considerado uma paleta coreana “tradicional” e é uma escolha popular entre designers gráficos.
O coreano é melhor
Existe uma sensação distinta de “Koreanness” que corre em todas as coisas efêmeras apresentadas no livro. Os produtos geralmente apresentam imagens de pontos de beleza ou marcos ou iconografia reconhecida. Um cartão de cigarros pode incluir uma visão de montanha, enquanto os bilhetes de avião mostram as paisagens da cidade de Pyongyang. Bonner diz que esse tipo de imagens é frequentemente usado para promover a idéia de que o produto local ou nacional é o melhor.
“A idéia de que a Coréia do Norte é melhor é reforçada e ampliada em todos os tipos de produtos. Por exemplo, apresentar um conhecido marco coreano – uma montanha, um prédio ou uma estátua – em um pacote de cigarros ou uma caixa de fósforos é embuti-los com Koreanness instantaneamente reconhecível “, ele escreve.
Existem alguns símbolos recorrentes que representam diferentes aspectos do “coreano”: Bonner diz que uma imagem da Kangson Steelworks simboliza a capacidade industrial do país, enquanto as montanhas Kumgang representam a “força coreana”.
Bonner afirma que os norte-coreanos estão familiarizados com essa iconografia e seu significado: “O uso constante e persistente das mesmas imagens pelo estado em centenas de produtos cotidianos, desde doces e garrafas de cerveja até papel e brinquedos, garante que todos os norte-coreanos possam ‘ler’ e entender essas imagens instantaneamente. Além disso, o uso de lugares e símbolos importantes combinados com o orgulho nacional que os norte-coreanos defendem para estes, garante que a idéia da “qualidade premium” do produto seja transmitida “, ele escreve. Mesmo os itens do dia-a-dia, como livros de guia turístico ou embalagens para brinquedos, contêm mensagens políticas – por exemplo, uma imagem de um soldado coreano lutando contra um inimigo dos EUA.
Mais escolha
As mudanças na economia da Coréia do Norte desde o início dos anos 2000 levaram a um aumento nos produtos disponíveis e os consumidores agora podem escolher entre várias marcas de certos itens – incluindo cerveja e cigarros. Essas empresas concorrentes são lançadas em diferentes dados demográficos: Bonner diz que os cigarros Kunsol (uma das marcas mais antigas da Coréia do Norte) são direcionados diretamente às classes trabalhadoras.
“Os visitantes são muitas vezes surpresos que tal concorrência existe. Eles vão para Pyongyang esperando beber um tipo de cerveja ou fumar o único tipo de cigarro. Mas as empresas competem entre si, tentando melhorar seu produto do que a de um rival, e são motivadas pelo lucro “, ele escreve.
O número de lojas modernas também está aumentando. O supermercado Kwangbok em Pyongyang possui marcas internacionais e isso levou à evolução de um estilo gráfico mais universal. Bonner diz que as marcas de cigarros agora usam ouro para indicar qualidade do mesmo modo que Benson e Hedges ou Marlboro fizeram no Reino Unido antes da introdução de embalagens simples.
Ele diz: “Quase não houve influência externa antes dos anos 2000. Quase todos os produtos em Pyongyang foram produzidos localmente, projetados e embalados. No campo, a estranha marca estrangeira só apareceria em hotéis ou paradas de descanso – talvez um biscoito da marca ocidental, muitas vezes passado por data de venda, aparente e ao longo dos anos, seja reduzido em números pelo turista ocasional de delícias ocidentais “.
Influências externas
Agora, no entanto, tudo, desde cosméticos da Nivea até chocolate suíço e Coca-Cola encontrou seu caminho para a capital (apesar de os EUA não permitirem exportações e a Coréia proibiu as importações). E com os coreanos expostos a mais influências externas, a embalagem está se tornando menos distintiva e idiossincrática.
“A embalagem contemporânea, infelizmente, é a mesma coisa que o resto do mundo”, diz Bonner. “Até chegou a sua versão do” pacote tetra “- latas de cola norte-coreana agora com tirantes de anel, tampas não seladas etc. O design globalizado ubíquo Mundano com todos os seus truques brilhantes para atrair clientes chegou e é o que o público coreano quer”.
“Este design representa a modernidade e um futuro brilhante – o antigo desenho desenhado à mão é o que seus pais usaram”, ele continua. “Os produtos antigos da Coréia estão fazendo todo o sucesso em suas embalagens …”. Isso também se reflete na maneira como muitos interiores de edifícios públicos estão sendo substituídos – belo mosaico e trabalho de mármore [está sendo substituído] por telhas chinesas e vidro reflexivo “.
As idiossincrasias destacadas no livro de Bonner podem em breve ser uma coisa do passado, mas a efêmera que ele coletou ao longo dos anos é claramente norte-coreana. Seu livro oferece um vislumbre raro da cultura visual do país e mostra como a ideologia do Partido dos Trabalhadores se expressa em tudo, desde cosméticos até caixas de cigarros.
Feito na Coréia do Norte: os gráficos da vida cotidiana em RPDC são publicados pela Phaidon e custam £ 24,95.
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