Cobertura do evento OFFSET 2015

Desde o ano de 2009, Dublin sedia anualmente o evento OFFSET e recebe por um final de semana os maiores profissionais criativos do mundo inteiro, para apresentações de palestras, debates e workshops. Com a abordagem multidisciplinar, o evento conta com designers gráficos, fotógrafos, ilustradores, animadores, artistas, publicitários, estilistas e muito mais. ­ Conferimos a edição de 2015 e contaremos um pouco sobre o evento.

O OFFSET ocorreu no Bord Gáis Energy Theatre, com capacidade para 2000 pessoas e localizada a 1,4 km da famosa rua O’Connell Street do centro de Dublin. Foram duas apresentações simultâneas em cada dia do evento: uma no palco principal, com apresentações de estudos de caso, projetos e outra no terceiro andar, com debates e algumas pesquisas.

Interior Bord Gaís  Theatre

Esse ano, o OFFSET recebeu no palco principal : Peter Maybury, Barber e Osgerby, Calligraffiti, Boys e Girls, Ian Anderson, Hey Studio, Annie Atkins, Aisha Zeijpveld, Declan Shalvey, Tomi Ungerer, Veronica Ditting, Steve Doogan, Forman e Bodenfors, Chrissie Macdonald, Snask, Andrew Rae, Matthew Thompson, Sue Murphy, Matt Willey, Andy Altmann, Emily Oberman e Cartoon Saloon.

Sexta feira, no primeiro dia, o evento começava as 11:00 e a ultima seção terminava as 19:00. Fiquei em apenas uma palestra do palco menor, que discutia Design e Educação, mas outras preferi ficar no principal, e fiquei nele até o ultimo dia do evento.

São muitos nomes, e mencionei todos anteriormente. Vale a pena a pesquisa sobre cada um, com certeza não se arrependerão. Postarei alguns que me deixaram alucinado, que seriam as cerejas do bolo nas diferentes áreas.

Barber e Osgerby

Barber e Osgerby é um eestúdio londrino, responsável pelo projeto da tocha olímpica dos jogos de Londres. Mostraram todo o conceito, e fabricação por trás da peça. Incrível os vídeos que eles mostraram sobre o processo industrial.

Barber e Osgerby - OFFSET 2015

 

 

Aisha Zeijpveld

Fotografa Holandesa, muito simpática, e incrivelmente talentosa. Com influencias do cubismo, Aisha começou a desenhar cedo, e logo foi para a Royal Academy of Art e lá, iniciou seu trabalho de fotografia. Muitos recursos manuais e pouco photoshop, Aisha cria uma linguagem única e riquíssima para a fotografia.

Aisha Zeijpveld

 

Hey Studio

Formado por jovens designers e ilustradores de Barcelona, o Hey Studio  conta com bom humor e simplicidade em suas peças, apresentando ilustrações, animações e infográficos.

Hey Studio

 

Declan Shalvey

Eu, assim como qualquer amante dos quadrinhos não poderia deixar de falar de Shalvey. O ilustrador apresentou seus primeiros trabalhos, desde os 8 anos, até os mais atuais, como por exemplo o Moon Knight, que ele ilustra para a poderosa Marvel. Deu várias dicas para os iniciantes, como ele começou até chegar ao seu objetivo.

Declan Shalvey

 

Annie Atkins

Quando assisti o filme Grand Hotel Budapeste pensei “nossa, quantas peças de comunicação visual presentes nesse filme”. Foi isso que Annie Atkins nos mostrou. Responsável por todas as composições gráficas contidas no filme de Wes Anderson, Annie apresentou todo o processo de criação, desde as caixinhas dos bolos, até os cartazes de divulgação. Além disso, mencionou um pouco mais sobre seu trabalho e sua função, no mundo cinematográfico.

Annie Atkins

 

Calligraffiti 

Liderado por Niels Shoe Meulman, contou um pouco de sua trajetória, que começou com grafiti, pixação, caligrafia, e por final o projeto Calligraffiti. Vale muito a pena conferir o trabalho amantes desses maravilhosos desenhos das letras.

Calligrafiti

 

SNASK

SNASK é um estudio sueco especializado em design gráfico e motion design. Oferecem palestras ao redor do mundo sobre empreendedorismo e criatividade. Não gostam de coisas antigas e conservadoras, o estúdio deixou como mensagem o pensamento: “Desafiar a industria a pensar diferente”.

SNASK

 

Carton Saloon

Para fechar com chave de ouro, a ultima apresentação do ultimo dia, teve a presença do estúdio de animação irlandesa, Cartoon Saloon, divulgando seu filme “Song of Sea”. A dupla apresentou algumas referencias para os cenários, e personagens contidos no filme. O estúdio tem ainda como portifolio outros 4 longas metragem, entre eles o belíssimo “The Secrett of Keells”

Cartoon Saloon

 

Tomi Ungerer

Menção mais que honrosa a esse simpático senhor chamado Tomi Ungerer. Francês nascido em 1931, possui mais de 140 livros publicados, sendo autor e ilustrador. Além disso, foi cartunista da New Yorker, Esquire, The New York Times, Life, entre outras. Levou alguns trabalhos da época das revitas, e seu novo livro para crianças. Após sua apresentação, todos que se levantaram e o aplaudiram de pé. Merece muito respeito e admiração, e ganhou seu rosto estampado no catalogo do OFFSET 2015.

 

Tomi Ungerer

 

___

Foi uma experiência inesquecível e enriquecedora. Dublin é uma cidade que engloba pessoas de todos os lugares do mundo (há muitos brasileiros por lá).Esse evento foi um pouco dessa diversidade reunida em um lugar. Foi minha primeira experiência na cidade, e consequentemente no evento também. Espero ir também nos próximos anos :D

OFFSET TEAM