O Natal em alguns países do mundo
Na América do Norte, as festividades de Natal muitas vezes ocorrem em ambientes gelados, proporcionando aquela visão de uma reunião em frente à lareira ou brincando na neve. Mas, na Austrália, enquanto o feriado acontece, ao mesmo tempo, é verão, e requer festas na praia e churrascos.
Com essa diversidade, iremos mostrar a você o Natal ao redor do mundo, por meio de uma coleção de imagens exclusivas e cuidadosamente selecionadas, do Brasil e da Alemanha, até a Coréia, e mais além. Veja aqui alguns destaques e saiba mais sobre as tradições de Natal de seis culturas e países diferentes.
FRANÇA
A França se enche de luz, e as cores tomam conta das ruas e lojas, como a galeria Lafayette, já na noite de Natal ou no dia seguinte no almoço, os franceses fazem uma ceia com peru ou ganso assado, foie grass, carne de veado, ostras e queijos. A sobremesa que você vê acima é conhecida como “bûche de Noël”, um bolo de pão de ló de chocolate. Outra sobremesa de Natal na França é “Galette des Rois” um bolo de amêndoas que tem uma coroa de brinquedo dentro, decorado com uma coroa dourada no topo
ALEMANHA
A época de Natal na Alemanha consiste em uma troca de presentes épica, quando todos os dias de dezembro são celebrados até o Natal, usando os calendários do advento. Essa tradição também existe em outras partes do mundo mas na Alemanha essa é uma parte super importante das celebrações. Mais do que os calendários com chocolate que às vezes encontramos nas lojas, o advento – palavra que vem do latim e significa “chegada” – é contado na Alemanha por meio de uma guirlanda com 24 sacolas. Cada uma delas tem um presente, fazendo com que as pessoas celebrando o advento estejam sempre na expectativa do próximo dia. Também no espírito de troca de presentes acontecem os grandes mercados de final de ano, que ocupam praças inteiras e são super iluminados e decorados. Nestes mercados você pode encontrar desde bonecas de madeira e ornamentos de vidro até o Glühwein, o tradicional vinho quente alemão.
AUSTRÁLIA
Enquanto as pessoas no hemisfério norte estão se empacotando para fugir do frio, no hemisfério sul, como é o caso da Austrália, muitos estão se preparando para curtir uma praia e os dias mais quentes do ano. Como as festas de final de ano acontecem no verão na Austrália, assim como no Brasil, a maioria das pessoas está de férias. As tradições de Natal lá não são muito diferentes das do resto do mundo, mas algumas coisas se destacam como bem particulares dos australianos. Por exemplo, o Papai Noel não usa veados, mas cangurus. A roupa do Papai Noel também não é tão pesada – já que o clima é tão quente, não é raro encontrar o bom velhinho com um figurino um pouco mais fresquinho.
REINO UNIDO
A Londres chuvosa e cinzenta toma outra forma no natal, as luzes enfeitam prédios, preenchem as ruas e contagiam os ingleses durante as festas de final de ano. Lá também você vai encontrar uma sobremesa bem única: um pudim de ameixa que é servido literalmente em chamas. Ele é conhecido como pudim de natal e na verdade não tem ameixas em si, já que ele é geralmente feito com uma variedade de frutas secas. Outras comidas que fazem parte da ceia no Reino Unido são couve de bruxelas, peru assado, molho de cramberries e um molho de pão.
CORÉIA DO SUL
Um prato delicioso que faz parte das tradições na Coréia do Sul é o Japchae. Trata-se de um refogado de macarrão de batata doce, que é geralmente servido com vegetais e que se come na noite de Natal. Para sobremesa, bolo de morango, com pão de ló coberto de chantili e morangos frescos, bem similar aos que temos no Brasil. Aproximadamente 30% da população da Coréia do Sul é cristã, e o Natal é um feriado nacional por lá.
BRASIL
Presépios aparecem em muitas nações, mas o Brasil leva a tradição muito a sério, especialmente na região Nordeste. O “Festival de Presépios” acontece em dezembro, antes do Natal, e apresenta uma coleção de presépios decorados com luzes que chamam a atenção de todos. Também não é inverno no Brasil durante a temporada de férias, por isso, algumas pessoas decoram as árvores de Natal com pedaços de algodão branco para simbolizar a neve. Papai Noel se veste com um terno de seda vermelha e botas, em vez da pesada vestimenta que existe para climas mais frios.
Via Shutterstock