O uso da Proporção Áurea no desenvolvimento de marcas

Número de ouro, número áureo, proporção áurea, proporção de ouro, retângulo de ouro; Muitos de vocês já devem conhecer esses termos e entendem como essa teoria é importante no desenvolvimento de projetos de design.

Para quem ainda não conhece, vamos a uma explicação bem resumida: A proporção Áurea é uma constante algébrica representada por um número de três casas decimais: 1,618. Nessa constante, a razão entre um número e o seu sucessor é a mesma razão que ele possui com a soma dos seus antecessores, assim como na sequência Fibonacci, onde um número é sempre a soma dos dois números anteriores. Regra essa que foi usada, por exemplo, para a definição do tamanho de papéis da série A – A1 = A2+A2. A2 = A3+A3… A imagem abaixo exemplifica isso.

GoldenRatio

 

Pois bem, a Proporção Áurea pra nós é sinônimo de perfeição, e dela derivam grid, formas e alinhamentos de projetos de design em geral – os designer piram quando ela é aplicada corretamente :D

Nesse post você vai encontrar algumas marcas que usam a proporção de forma sutil e acertada, proporcionando harmonia e consistência no produto final.

apple_logo_golden_ratio Grupo_Boticario_golden_ratio.png icloud_logo_golden_ratio national_geographic_logo_golden_ratio1 pepsi_logo_golden_ratio toyota_logo_golden_ratio twiiter-golden-ratio

 

Um vídeo de 3 minutos exemplificando a Proporção Áurea na natureza: