Quais serão as tendências digitais para 2021?

Tendências digitais 2021

Sem dúvida, o ano passado foi mais do que excepcional e muitos setores sofreram em termos de crescimento e ganhos econômicos. Entretanto, para o setor de tecnologia podemos falar de um ano de ouro, onde ocorreram diferentes tipos de inovações e onde a esperança no setor cresceu em grande escala. Diante de uma vida cada vez mais digitalizada, é importante manter-se informado sobre as últimas tendências que marcarão o próximo ano. 

É claro que nada do que aconteceu em 2020 estava nos planos de ninguém. O planejamento, tanto no setor público quanto no privado, tomou um rumo de 180 graus, e o resultado final da pandemia Covid-19 que varre as principais potências mundiais e os países emergentes ainda está para ser visto. Entretanto, dentro deste panorama desanimador, houve um grande vencedor em retrospectiva: o setor de tecnologia. Segundo diferentes especialistas, o ano passado foi o ano que finalmente viu o grande salto tecnológico que se esperava em relação aos desenvolvimentos ligados ao Big Data, segurança on-line e Inteligência Artificial. 

Desta forma, já estamos pensando nos desenvolvimentos tecnológicos de 2021, que despertam grandes expectativas em diferentes setores da sociedade, especialmente no campo financeiro, já que tudo relacionado às finanças online está em ascensão, bem como outras ferramentas que permitem o crescimento e o desenvolvimento de pequenas e médias empresas. Portanto, é melhor não ficar de fora das últimas inovações para saber que partes de nosso projeto podemos fortalecer graças às novas inovações. Afinal, se há uma coisa que sabemos sobre o “novo normal”, é que a digitalização vai aumentar.

Por exemplo, não há comunicação institucional e campanha publicitária que seja pensada fora do mundo on-line e das redes sociais. Isto gera um excesso na oferta de conteúdo que eleva a fasquia da qualidade, portanto é necessário recorrer a certas ferramentas como programas similares ao Movie Maker Online bem como ao editor de vídeo, que oferecem planos gratuitos ou muito acessíveis, o que é vital ao montar orçamentos para startups e outros projetos que dão seus primeiros passos no mercado e não têm bolsos fundos. 

Outra tendência tecnológica que com certeza fará as primeiras páginas dos meios de comunicação do mundo é a Inteligência Artificial. Espera-se que até o ano 2021 atinja a maturidade necessária para seu pleno desembarque no mundo dos negócios, fornecendo soluções em termos administrativos e também no que é necessário para o serviço ao usuário. Assim, um bot pode resolver todos os problemas que um cliente médio pode ter, atendendo suas necessidades de forma ágil e eficiente em um tempo muito curto. Estes desenvolvimentos são fundamentais para então receber boas avaliações on-line dos revisores da web.

Finalmente, outra área digital na qual são esperados grandes avanços para o ano que acaba de começar são aqueles relacionados à segurança cibernética. Com o crescimento do comércio on-line, tornou-se necessário em 2020 pensar em novas medidas para proteger os dados pessoais e bancários antes, durante e após a realização de uma transação. De mãos dadas com o desenvolvimento da inteligência artificial, muitas empresas confiam sua segurança a programas especializados que são capazes de bloquear diferentes ameaças cibernéticas, além de serem capazes de se adaptar e se atualizar às constantes mudanças que estão acontecendo. 

tags:
Digital Trend
Daniel Fabricio
escrito por

Daniel Fabricio

Administrador

Daniel Fabricio já escreveu

725 artigos

Ver mais de Daniel