8 combinações de cores para inspirar o design do seu logotipo

O logotipo é uma poderosa ferramenta que deixa a primeira impressão da sua empresa, criando assim um vínculo com seu público-alvo, desde a primeira vista.

Dessa maneira a criação de um logotipo exige não somente experiência em design como também o conhecimento da psicologia humana.

Para conquistar a fidelidade dos seus clientes, é necessário focar nos elementos, sendo as combinações de cores um dos elementos mais importantes, 85% das pessoas tomam as decisões de compras baseadas pelas cores.

As combinações de cores mais ousadas inspiram emoções como a confiança, o entusiasmo, o amor. O significado da cor do logotipo define a identidade da marca. A melhor combinação de cores é aquela que consegue fazer com que o cliente sinta exatamente a emoção que a empresa quer passar para ele.

A escolha correta da combinação das cores, auxilia sua marca a causar um impacto duradouro e na formação de uma conexão com seus consumidores.

Porém deve-se seguir a regra de ouro: não exagerar, lembrar sempre que menos é mais.

Dados mostram que 51% dos logotipos são monocromáticos, enquanto 31% dos logotipos possuem duas cores, os mais ousados que são compostos por três ou mais cores são 19%.

Confira as 8 combinações de cores para se inspirar na criação do seu logotipo:

Combinações de logotipos com duas cores

Logotipos que usam duas cores são padrão e costumam utilizar tons contrastantes, criam assim um efeito que chama a atenção. Dessa forma a cor de base deve ser escolhida baseada na missão da empresa e o logotipo ser construído ao redor disso.

1 – Vermelho e Laranja: juntos se tornam vibrantes por se tratar de pares quentes, estando associados ao folclore e a um pôr do sol, além de ser cores que despertam o apetite. Os tons dessas cores podem ser aprimorados com degrades.

2- Laranja e Azul Escuro: com essa combinação o logotipo pode se tornar mais carismático sem perder sua autoridade. O laranja é uma cor otimista, tornando o azul escuro mais humano e amigável. Essa dupla trás uma sensação de confiança e entusiasmo para seu logotipo.

3 – Roxo e Azul: a combinação desse dueto de cores frias desperta sentimentos profundos e transmitindo confiança e serenidade. Deve-se considerar o uso dessas cores para marcas sofisticadas de cosméticos por exemplo.

4 – Preto e Laranja: esse dueto é adequado para marcas ligadas a esportes radicais e atividades onde acontece a descarga de adrenalina e casas noturnas. É uma combinação que integra a animação e entusiasmo do laranja com o poder e elegância do preto, despertando uma sensação de emoção e mistério.

Combinações de logotipos com três cores

As opções para a construção de um logotipo com três ou mais combinações de cores são enormes e nem sempre todas se tornam boas opções, podendo ser mais difícil a definição das cores e combinação.

Como regra geral, usa-se duas cores que se contrastam e uma complementar para seguir uma linha mais correta, entretanto existem exceções nessa regra.

Trazemos algumas combinações com três cores para logotipos:

5 – Marrom escuro, Marrom e Bege: é uma combinação perfeita para o setor de alimentos, que desperta um sentimento cálido e confiável, como o aroma de café.

6 – Azul, amarelo e verde: temos uma combinação perfeita, as cores primárias transitem uma sensação jovial e sábia, mantendo o logotipo lúdico.

7 – Bege, Turquesa e Azul-escuro: os dois azuis se complementam e reafirmam a confiança da marca. Combinados ao fundo bege para garantir que é seguro seguir em frente, estabelecendo uma sensação de confiança e criatividade. Essas cores são ideais para marcas do setor de saúde, viagem e coaching de vida e saúde.

8 – Azul-marinho, Bege e Amarelo: nessa combinação o bege acentua a energia e animação do amarelo e atenua a seriedade do azul, criando um ambiente profissional, otimista e equilibrado.

A cor azul é a mais usada nos logotipos em todo o mundo, estando presente mas 100 principais marcas mundiais.

O segredo para obter a melhor combinação de cores para seu logotipo é reconhecer que não há regras rígidas estabelecidas. Para que aconteça a escolha correta da combinação das cores, deve-se ter em mente as emoções que deseja transmitir e como deseja que seus clientes reajam à sua marca.

Não tenha pressa para considerar quais são as melhores combinações de cores para sua marca. Tenha a imaginação livre para que esse processo se torne inspirador e divertido.