Review: Após 18 anos CorelDraw lança versão para macOS

Dezoito anos após o seu último lançamento para a plataforma macOS, o Corel voltou aos computadores da Apple, a versão 2019 do software ganhou maior estabilidade e novas ferramentas. Nossa intenção não é uma análise profunda do programa, portanto analisaremos alguns pontos, alguma ferramentas de destaque desta nova versão.

—-

Nos últimos dias tive a oportunidade de experimentar o CorelDraw 2019 para algumas atividades no mac, o meu último contato com o programa tinha sido a alguns anos, e gostei do que vi mesta nova versão. Durante o uso o software não apresentou travamentos, funcionou de forma fluida, e logo no começo ao usar o programa já tem uma novidade, ele é compatível com o modo escuro do macOS Mojave e a touch bar dos novos MacBooks pro.

E não é só isso que tem de novo, abaixo segue uma análise sobre algumas ferramentas do CorelDRAW 2019.

Simetria

Achei esse recurso bem interessante, nele é possível fazer um espelhamento do objeto em tempo real enquanto você cria, agilizando o fluxo de trabalho. Para quem trabalha com ilustração, criando padrões, croquis para moda, mandalas, etc, é uma verdadeira ajuda, no vídeo abaixo você vai conseguir entender mais um pouco do que a ferramenta é capaz.

Live sketch

Essa ferramenta é a ideal para você que pretende fazer um desenho rápido, um esboço. Ela vai transformar as suas pinceladas em uma linha única, não importando se ao desenhar você as deixou sobrepostas, fez aquele movimento de rabisco para frente e para trás. Vale ressaltar que o ideal é usar uma mesa digitalizadora para poder usar todo o potencial da ferramenta.

Pixel perfect

A principal função é garantir que os pixels no layout estejam perfeitamente encaixados, alinhados exatamente na Grade de Pixel. As vezes ao criar um objeto e aproximarmos a imagem, percebemos um sombreamento, uma pequena falha, um serrilhado, e no corel 2019 é possível corrigir isso de forma bem simples, é só clicar com o botão direito no objeto e selecionar a opção “alinhar com a grade de pixel” e pronto, está resolvido.

Power trace
A power trace é uma das opções dentro da ferramenta de rastrear bitmap, nela é possível transformar uma imagem em vetor, ajustando o nível de detalhes para ficar o mais fiel possível da original.

Corel photo paint

Achou que não ia ter Corel Photopaint no mac também? Achou errado. A versão 2019 também chegou no macOS e trouxe todas as funcionalidades da sua versão windows, além das mais recentes atualizações. Falarei sobre algumas delas na sequência do post abaixo.

Clone de restauração
A ferramenta clone de restauração vai permitir corrigir imperfeições, pintando o local com textura de amostra que corresponda à cor da área ao redor, esta ferramenta é bem semelhante a healing brush que tem no photoshop, a diferença é que aqui no Corel clicamos com o botão direito do mouse na área que queremos “levar” para a mancha.

Endireitar
Esse recurso é bem útil quando imagem esta torta e você quer corrigir o alinhamento, como por exemplo a foto de uma paisagem em que a linha do horizonte não está muito reta, um pouco inclinada, ou quando você digitaliza algum documento e ele fica torto. Essa é a ferramenta que vai lhe ajudar a corrigir essa distorção.

Correção de perspectiva
Esta segue um pouco a linha da ferramenta endireitar, sendo que nesta opção você irá corrigir distorções de perspectiva. sabe aquela imagem que parece inclinada, fica formando um ângulo? É nesse imagem que você irá a ferramenta, claro se essa distorção não sua intenção. Ela permite ajustar tanto a perspectiva vertical como horizontal. Tanto a endireitar como a correção de perspectiva ao utiliza-las a opção de cortar as bordas da imagem já fica ativada por padrão, mas podem ser desativadas ao clicar em cima.

Câmera Raw
Foi uma grata surpresa saber que o Corel Photopaint aceita arquivos no formato .RAW, não imaginava que o programa fosse oferecer uma gama bem interessante de recursos.
Ao abrir uma imagem neste formato o programa abre uma opção chamada Lab câmera raw, nele você poderá alterar a exposição, brilho, sombra, saturação e outros.

___ _

Usa os computadores da apple e tem vontade de testar ou comprar o CorelDRAW? É só ir no site da empresa e fazer o download, a versão trial oferece 30 dias de teste e você pode optar pela compra no final do período, para isso existem duas modalidades: Compra definitiva em que o valor é de R$ 2.399,00 e o modo assinatura anual no valor de R$ 900,00.

tags:
Coreldraw Design Design Gráfico Ilustração
Felipe Andrade
escrito por

Felipe Andrade

Editor

Felipe Andrade já escreveu

206 artigos

Ver mais de Felipe