Homenagem aos 80 anos do Batman

Nosso querido Bruce Wayne, o Homem Morcego, o gênio estrategista e detetive, Batman completa nesse mês de março, 80 anos de aparição. Um dos personagens mais importantes e icônicos do universo dos super heróis, criados por Bob Kane e Bill Finger, completa oito décadas de existência com diversas aparições em diversas médias diferentes. Original dos quadrinhos, o nosso herói morcegão,  foi para a série de TV na década de 60, protagonizado pelo ator Adam West. A série manteve todo o estilo gráfico dos quadrinhos, mais colorido e divertido, e claro, cueca por cima da calça.

Ao final da década de 80, três grandes autores deram uma nova roupagem para o Batman. Grant Morrison com o Asilo Arkhan (1986), Alan Morre com a obra A Piada Mortal (1988),  Frank Miller com Cavaleiro das Trevas (1989), deram uma nova identidade ao morcegão, tanto no visual quanto no roteiro, bem mais sombrio, melancólico e dramático e que prevalecem até hoje.  Após isso, Tim Burton nos presenteou em 1989 o primeiro filme de Batman, com Michael Keaton vestindo o uniforme do morcego. Pouco tempo depois,

Avançando um pouco no tempo, com outros filmes para o cinema, e diversos outros atores interpretando Batman, em 2005, o diretor Christopher Nolan deu para os fãs a melhor (segundo a maioria) trilogia de super heróis no cinema, com Christian Bale no papel principal, e a atuação histórica de Heath Ledger como o Coringa. Com a mesma linguagem gráfica e temática investigava e protetora de Gothan City, a produtora Rocksteady (famosa por GTA), criou a trilogia de games  Batman Arkham para consoles entre 2007 e 2015.

Sem duvida, independente da plataforma, seja quadrinhos, animação, games, cinemas, independente do autor, ilustrador e ator,  Batman é um herói importantíssimo para a industria. Se hoje temos o sucesso de super heróis pulando nos cinemas a cada dois meses, eventos do género, e diversos produtos para do cotidiano com esse tema, sem duvida um dos responsáveis por isso é a figura do Batman, que sem duvida, é uma das figuras mais importantes, do hall da fama dos heróis. Vida longa ao Morcego de Gothan!

Greg Capullo

Batman Arkham

Batman – Tim Burton

Jim Lee

Dick Sprang

Frank Miller

Bruce Timm

Lego Batman

Bob Kane

Tim Sale

Batman Dark Knight

Mike Mignola

Tim Sale

Batman – Adam West