Mensagem e estilo, o graffiti 3D do italiano Eron

O artista italiano Eron atua na cena da arte de rua italiana desde os 15 anos, em 1988, e vem aperfeiçoando suas técnicas de pintura em spray desde então. Hoje, duas características do seu trabalho me chamaram bastante atenção: a técnica/estilo das pinturas e as mensagens que elas passam.

Eron usa uma técnica de 3D que chega a confundir quem olha, não conseguindo as vezes distinguir o que é pintura do que é parte das construções que servem de telas, como é o caso da obra intitulada “Torre para o povo” (primeira imagem), em Santarcangelo, na Itália. A obra consiste em um punho fechado, formado de flores, simbolizando o poder da não-violência. Na obra, assim como em várias outras obras de Eron, ele usa sprays com cores semelhantes as cores da estrutura onde está pintando, e abusa da luz e sombra para criar efeitos 3D. No caso da obra “Torre para o povo” eu demorei alguns segundos pra perceber que as colunas laterais – as que tem dois corações cada – são parte da pintura, e não da construção, por exemplo.

Além da técnica, Eron sempre tenta passar mensagens de cunho social em suas obras. Sobre a obra citada acima, a união de coisas frágeis, como as flores, pode formar algo forte, assim como com a sociedade, Eron explica que a obra é um tributa “a força da gentileza, o poder da não-violência, a vitória da bondade, o triunfo do amor sobre o ódio, a intensidade da poesia, a perfeição da harmonia e o desejo de liberdade e paz entre as pessoas de todo o mundo. ”

Você pode conferir mais obras no Instagra de Eron.

 

“Torre para o povo” Itália, 2018, foto by Davide Gasparetti