A nova identidade visual do turismo Russo

A Rússia, um dos países que estão em voga nesse ano de 2018, muito por conta da Copa do Mundo de Futebol, apresentou sua nova identidade visual voltada para o turismo. Em 2015, a Agência Federal de Turismo da Federação Russa e a Associação das Empresas de Marca lançaram uma competição que atraiu 480 propostas para essa nova marca. Um comitê, por sua vez, selecionou 10 para votação aberta e apenas três para uma última fase. Em novembro de 2017, a proposta vencedora foi projetada por Vladimir Lifanov , Ilya Lazuchenkov , Yegor Mysnik, Denis Schlesberg e Erken Kagarov do estúdio Suprematika.

A solução gráfica da marca é um mapa estilizado da Rússia. Os elementos a partir dos quais é coletado denotam os pontos e territórios russos, transmitindo seu caráter convincente e acessível. Afim de evitar um clichê, o símbolo se baseia em uma expressão artística menos conhecida da história russa, o Suprematismo. Este conceito é uma das direções da vanguarda russa, que surgiu no início do século XX e personificou o pensamento avançado não só na escala do país, mas também no mundo inteiro. Este fenômeno cultural passou por um teste de tempo suficiente para evocar associações com a Rússia e hoje serve como cartão de visita no campo da estética visual. 

O logo serve como algo flexível e adaptável para coisas diferentes em seu interior. Não apenas as cores, mas funciona como uma espécie de stencil ou mesmo uma janela, no qual, diferentes elementos pictóricos são facilmente aceitáveis de acordo com a necessidade e a temática que a marca irá ser inserida. Eu achei incrível a forma como anunciaram o museu de arte com as próprias pinturas inseridas na marca! É um pouco estranho, mas na aplicação ficou bem interessante. Gosto de projetos que rompem com o convencional e transmitem uma história e cultura sem precisar aderir ao clichê.

Para outras informações, acesse o site oficial desse belíssimo projeto 😉

russia_tourism_logo_variations
russia_tourism_logo_regions
russia_tourism_logo_variations
russia_tourism_application_ad_culture
russia_tourism_application_ad_food
russia_tourism_application_ad_sports_02
russia_tourism_application_ad_sports
russia_tourism_application_food_billboard
russia_tourism_application_watch
russia_tourism_application_tshirt
russia_tourism_application_bus
tags:
Branding Identidade Visual marca
Gabriel Patrocinio
escrito por

Gabriel Patrocinio

Editor

Gabriel Patrocinio já escreveu

132 artigos

Ver mais de Gabriel