Intervenção urbana enche de cores e transforma rua de Santiago, no Chile

Ao andar pelas ruas de Santiago, capital chilena, é possível ver uma certa preocupação com pedestres, transportes alternativos, valorização da cultura, murais, preservação de prédios históricos e etc. A cidade está recheada disso e, no dia 20 de dezembro, a Rua Bandera, que estava fechada há quatro anos por conta da construção de uma estação de metrô nos arredores, foi reaberta totalmente de cara nova, priorizando o pedestre, valorizando o espaço público, estimulando a cultura e trazendo cores ao centro.

A intervenção abrange três quadras e está dividida em três espaços. O primeiro, chamado de “Conexão Social”, tem a pintura e o mobiliário criado especialmente para a ocasião e convida as pessoas a compartilhar. O segundo recebeu o nome de “Sustentabilidade” e conta com uma árvore que é iluminada apor painéis solares instalados na calçada, áreas de descanso com cadeiras de praia e um bicicletário. O terceiro foi chamado de “Patrimônio”, onde as pessoas serão direcionadas ao museu de arte pré-colombiana, mas esta parte ainda não está pronta e segue à procura de patrocínio.

paseo bandera2
paseo bandera1

O trabalho foi feito pelo artista muralista Dasic Fernández, por alguns arquitetos e pelo estúdio Victoria que é conhecido por ações deste tipo. Para preparar a rua para receber todas as camadas de tintas, foi preciso passar um produto com secagem de 12h e aí só depois dar início aos trabalhos. A pintura deste mural levou o total de um mês e foram necessárias vinte pessoas para sua conclusão. Empresas como Carlsberg e Banco Santander participaram da ação, além da prefeitura de Santiago.

paseo bandera6
paseo bandera4

“Para nós que cremos que a arte tem o poder de influenciar o humor das pessoas, este tipo de inciativa é importante, porque causam efeitos positivos na população, além de todos poderem apreciar sem tem que recorrer a um museu para isso…Pode-se entender o mural como um tecido geométrico que se constrói a medida que o pedestre avança e deste tecido pintado nascem os bancos, mesas e espaços.” Dasic Fernández

paseo bandera-15
paseo bandera-14
paseo bandera-13

fotos: @dasigo; @santiagoadicto

Por enquanto esta intervenção ficará por um período de avaliação durante oito meses e em agosto desse ano será decidido se as intervenções continuarão e se haverá uma mescla com o tráfego de carros de passeio, mas desde já a intenção dos representantes locais é de que a ideia perdure e que projetos itinerantes possam passar por lá, além de várias apresentações culturais.

Aton_330316
Aton_330326

Não sei o que você acha disso, de toda esta intervenção, trânsito, etc, sei que eu gosto muito de ações como esta em que o espaço é valorizado, chamando as pessoas pra aproveitarem a sua cidade, valorizando artistas locais e apresentações culturais, afinal a cidade não é feita apenas de prédios e ruas.

IMG_1214
tags:
Arquitetura Arte Cores Criatividade Decoração Design Esculturas Intervenção Urbana Sustentável
Felipe Andrade
escrito por

Felipe Andrade

Editor

Felipe Andrade já escreveu

206 artigos

Ver mais de Felipe