Novo livro da editora Taschen comemora o design de cartaz dos filmes russos

Os cartazes de cinema da Avant-Garde contém 250 trabalhos de alguns dos principais artistas do país

Susan Pack é graduada da Princeton e ex-redatora da Saatchi & Saatchi New York. Ela também é a proprietária de uma das maiores coleções de cartazes de filmes russos de Avant-Garde no mundo.

O novo livro da editora Taschen exibe 250 projetos da coleção do Pack. O design de cartaz de cinema da Avant-Garde russa inclui cartazes de escultores construtivos e designers, os irmãos Stenberg, o designer Mikhail Dlugach e o artista, fotógrafo e designer gráfico Alexander Rodchenko.

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A maioria dos projetos apresentados foram criados em meados da década de 1920 – uma época em que o cinema ainda era uma nova forma de arte e alguns dos artistas mais proeminentes da Rússia estavam empregados para criar anúncios promovendo o lançamento de produções domésticas e internacionais.

Esses artistas trabalhavam com escala e perspectiva para efeito impressionante. Como Pack escreve em um prefácio, “[eles] experimentaram as mesmas técnicas inovadoras de cinema usadas nos filmes que publicavam, como close-ups extremos, ângulos incomuns e proporções dramáticas”.

Eles também experimentaram novas técnicas de impressão – incluindo litografia, fotografia e fotomontagem – e utilizaram corajosamente a cor, empregando verdes vivos, rosa, azuis e vermelhos para anunciar filmes em preto e branco. “Não havia regras, exceto para seguir a imaginação de alguém”, escreve Pack.

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Enquanto milhares de cartazes foram impressos, poucos permanecem – em parte devido à natureza efêmera dos projetos (os cartazes eram muitas vezes descartados uma vez que um novo filme foi lançado), mas também porque geralmente eram feitos em papel de má qualidade. Pack afirma que apenas uma quantidade de cópias de alguns projetos da época sobreviveram.

Dlugach e os Stenberg eram os designers de cartazes de filmes mais requisitados da época: os Stenberg criaram mais de 300 cartazes na década de 1920 e Dlugach foram mais de 500. Os artistas eram convidados a criar um cartaz em menos de 12 horas: “Tanto Vladimir Stenberg quanto Mikhail Dlugach lembrou que não era raro ver um filme às três horas da tarde e ser obrigado a apresentar o cartaz completo às dez horas da manhã seguinte “, escreve Pack. “Com filmes estrangeiros, os artistas muitas vezes trabalhavam apenas com um breve resumo do filme, publicidade ou um kit de imprensa de Hollywood”.

Seus projetos não se comparam com os cartazes de cinema de hoje, tanto na sua engenhosidade quanto na gama de técnicas e estilos que eles empregavam. Como Pack observa em sua introdução, eles teriam uma visão surpreendente nas ruas de Moscou de hoje.

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O lançamento do livro marca o centenário da Revolução Russa – um evento que também provocou uma exposição de arte e design russo na Biblioteca Britânica e uma próxima temporada de eventos na BBC One. (O movimento de arte de Avant-Garde é explorado em Revolution – New Art for a New World, um documentário de longa-metragem que será exibido na BBC Four no próximo mês.)

Este período de experimentação artística foi breve – em 1932, Stalin anunciou que apenas a arte do “Realismo social” seria permitida na Rússia e a era Avant-Garde rapidamente chegou ao fim – mas os projetos apresentados no livro de Taschen tiveram uma influência duradoura sobre design gráfico e permanecem alguns dos mais memoráveis filmes de todos os tempos.

Os cartazes de cinema da Avant-Garde russa são publicados pela Taschen e custa £ 14.99.

Mais informações no site www.taschen.com

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