Os 40 anos do lançamento do primeiro filme de Star Wars

A 40 anos atrás, em uma galáxia muito, muito distante, nascia uma obra que reinventaria a ficção científica e a luta do bem contra o mal de forma majestosa e inimaginável para sua época.

Existe um certa controvérsia, pois o filme foi relançado em anos depois com o subtítulo “A New Hope” e novamente relançado em 1997 com muitas alterações em cenas, diálogos e trilha sonora, pois nem mesmo o próprio diretor e criado não acreditava no tamanho do sucesso e na possibilidade de uma continuação.

Sendo umas das maiores apostas no vazio do mundo do cinema, Star Wars não se trata apenas de uma sequência de filmes de sucesso, mas um universo que abraça todos os meios de comunicação, produtos, conceitos de design e continuidade, que serviram e ainda servem de base para obras e conquistam milhares de fãs por todo o mundo.

O poster mais famoso do filme original desenhado pelos irmãos Greg y Tim Hildebrandt, que lembra muito Conan e He-man

O poster mais famoso do filme original desenhado pelos irmãos Greg y Tim Hildebrandt, que lembra muito Conan e He-man

 

Poster final utilizado pela Fox na divulgação do filme
Um dos conceitos do poster original desenhado pelo artista Dan Goozee.

 

Idealizado pelo jovem cineasta George Lucas, o universo de Star Wars nasceu devido ao sucesso de uma empreitada anterior do diretor, o filme Loucuras de Verão, que lhe rendeu um acordo para um orçamento de US$ 11 milhões para dar vida ao seu sonho.

Além de criar todo o conteúdo, nomes, conceitos e tudo mais, George Lucas foi o responsável de dar vida materialmente a suas ideias, fundando seu próprio estudo de efeitos visuais, A Industrial Light & Magic, que no futuro se tornaria a o gigante estúdio LucasFilms, já que o responsável pelo filme, a Fox, deve sua equipe de efeitos desmantelada tempos antes e não possuía a estrutura necessária.

Com ideias e técnicas a frente do seu tempo, esta obra é referência até hoje no mundo da ficção científica, com ideias de filmes como 2001 Uma Odisseia no Espaço de 1968, como pode ser notado em ambientes como o interior da estrela da morte, e da literatura de ficção como John Carter de Edgar Rice Burroughs, mas com uma abordagem inovadora e totalmente surreal para a época.

A partir daí, se foi construindo o império de marketing e merchandising que envolve a franquia e que já faturou mais de US$ 42 bilhões, um sucesso realmente de outro mundo.

Tudo isso em 40 anos de sucesso que ainda tem muito combustível para queimar, em dezembro deste ano estreia Star Wars Os últimos Jedi, dando continuidade a nova trilogia iniciada com O Despertar da Força, além de muito projetos e um universo expandido vasto e incrivelmente rico.

Realmente esta é uma franquia que conquistou toda uma geração após geração, sem distinção de idade ou lugar do mundo.

E que a força esteja com você!