3 dicas de como usar os conceitos do design no planejamento de marketing digital

O design é parte fundamental na construção de uma boa estratégia de marketing digital. As novas pesquisas apontam que a experiência do usuário é uma tendência que vem se consolidando cada vez mais. As marcas que não se atentarem para essa realidade, com certeza, perderão uma boa fatia do mercado. As pessoas precisam ser colocadas em primeiro lugar, esse é um passo determinante para o sucesso de qualquer empreendimento.

Ao contrário do que muita gente imagina, design não é somente estética, pelo contrário, ele vai muito além disso. Design é projeto, pois trabalha constantemente com a forma e funcionalidade de cada serviço ou produto. Portanto, designers utilizam conceitos e estratégias fundamentadas para comunicar uma ideia, a fim de solucionar um problema.

Hoje, vou dar algumas dicas para você utilizar os conceitos do design na construção de um planejamento digital. Então, confira aí:

Você já deve ter ouvido falar da importância das cores para comunicar uma ideia, não é? O que talvez ainda não saiba é que existe um universo muito vasto quando falamos desse tema. A psicologia das cores é responsável por alavancar as percepções, sentimentos e reações. Ela mexe com o nosso comportamento e é capaz de nos influenciar, muitas vezes, na hora de optar por algo, ou não.

No ambiente digital, onde somos bombardeados por vários estímulos visuais, conhecer a função das cores pode ajudar e muito a desenvolver um projeto capaz de criar experiências memoráveis e transmitir a mensagem da melhor forma.

Vou deixar aqui um infográfico muito interessante sobre a aplicação das cores na comunicação:

Infográfico Cores

 

A minha segunda dica é a respeito da percepção visual que precisamos desenvolver para criar uma peça gráfica no ambiente digital. Você já ouviu a expressão “menos é mais”? Pois é, ainda existem muitas pessoas que sobrecarregam os layouts com vários elementos desnecessários. Portanto, não se engane! Essa expressão é uma lição para levarmos para nossa vida como um todo.

Nike usando da simplicidade para vender um sentimento.

 

Sabe aquele espaço não preenchido no seu layout? Tente deixá-lo vazio mesmo. Lembre-se: tudo deve estar em equilíbrio e harmonia. Quanto menos informações irrelevantes, mais os algoritmos do Facebook vão te amar.

 

Nike usando o menos é mais

 

Minha terceira e última dica é para a construção de narrativas visuais. É muito importante que o usuário possa se sentir parte integrante da marca. Para isso, devemos nos atentar para o seu gerenciamento no ambiente digital, o famoso branding – que nada mais é do que todas as ações voltadas para criar e/ou reforçar a percepção de valor que as pessoas têm de determinada marca.

Marca é essencialmente uma promessa. Ganha-se credibilidade com promessas cumpridas; perde-se credibilidade com discursos vazios. (ABELHEIRA; MELO,2015)

Tenho certeza que você sabe que marca é essa não é?

Tenho certeza que você sabe que marca é essa não é?

 

Então, vamos parar de pensar somente em vender na internet. O usuário procura e merece bem mais que isso. Vamos nos preocupar em entregar algo de valor, que marque a vida das pessoas. Então, tenha sempre em mente que o gerenciamento de uma marca é algo contínuo. Leva tempo e muita dedicação.