Aloísio Magalhães e o dia nacional do design

Parabéns para todos nós! Dia 5 de novembro! Dia que comemoramos o aniversário dessa profissão tão querida por nós do Sala7!

A escolha da data é uma homenagem ao aniversário de Aloísio Magalhães, um dos mais importantes no na área. Natural de Recife, Aloísio se formou em direito pela UFPE e então se aventurou pelo mundo das artes e design após entrar em contato com a criação de figurinos e cenografia para o grupo de teatro que participava. Após terminar o curso, foi para a Europa por dois anos, e estudou gravura e teve contato com museus e outras artes.

Após seu retorno, em Recife, Aloísio fez parte de um dos maiores grupos de artes gráficas e editoração de literatura brasileira, denominado “O Gráfico Amador” com o poeta e tradutor José Laurenio de Melo e o pesquisador Orlando da Costa Ferreira durante 1953 e 1961.

Lançaram obras literárias importantíssimas para o cenário nacional João Cabral de Melo Neto, Ariano Suassuna e Carlos Drummond de Andrade. É relevante pensar não só na qualidade textual das obras, mas também a excelência gráfica visual que a editora prezava. O autor e designer Guilherme Cunha Lima publicou em 1996 o livro “O Gráfico Amador” todas as obras gráficas produzidas por Aloísio e companhia.

Nos anos 60, fundou no Rio de Janeiro a PVDI, um dos maiores e mais importantes escritórios voltado ao designer gráfico, no qual seria pioneiro e realizaria projetos que marcaram a trajetória da história do design, no Brasil. Criaram diversos símbolos gráficos que tornaram comuns nas paisagens urbanas brasileiras, desenharam cédulas de Cruzeiro, além de receber diversos prêmios. Além disso, participou do primeiro curso superior de brasileiro de desenho industrial na ESDI, o primeiro do Brasil.

Em 1979, assumiu a direção do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – IPHAN e secretário da Cultura do Ministério da Educação e Cultura em 1981. Aloisio Magalhães faleceu em 1982. O dia 5 de novembro foi decretado no ano de 1998 como o Dia Nacional do Design.

Trouxemos para o post, não apenas a história sobre esse verdadeiro ícone nacional, mas algumas imagens de suas produções, e uma série de videos muito bacana sobre a Ocupação Aloísio Magalhães que ocorreu em 2014 no Itaú Cultural.

am02
2
c11v
c11f
5
sl-0489

Clique aqui para ver a playlist no youtube sobre a ocupação! São muitos videos, vale muito a pena assistir. Coloquei aqui, apenas alguns para despertar a curiosidade:

Fonte: http://www1.folha.uol.com.br/ilustrada/2014/09/1515163-livro-mapeia-trajetoria-da-editora-artesanal-o-grafico-amador.shtml

http://www.aloisiomagalhaes.org
tags:
Aloísio Brasil Design
Gabriel Patrocinio
escrito por

Gabriel Patrocinio

Editor

Gabriel Patrocinio já escreveu

132 artigos

Ver mais de Gabriel