Conheça o trabalho do artista digital Rodrigo Costa Alexandrinho (ICO)

Quem é o Rodrigo Costa Alexandrino, ou melhor, quem é o Rodrigo Ico?

Sou de Tubarão-SC, tenho 29 anos, formado em Publicidade e propaganda pela UNISUL e trabalho na UP Marcas como diretor de arte há 12 anos. Me resumindo, sou um diretor de arte por obrigação e ilustrador por diversão (risos) digo isso porque a ilustração é uma renda extra ainda, faço como hobby e, às vezes, como freelance às noites, o que paga minhas contas ainda é a agência, ainda…

Dollynho

Quais são suas paixões? E suas inspirações?

Minha principal paixão é ver ilustrações de outros artistas. Como não desenho o dia todo, só a noite, acabo me satisfazendo vendo alguns desenhos durante o dia e tentando entender o processo deles e apreciando suas artes. Mas também gosto demais de ver filmes, principalmente se for de animação, eu viro uma criança gigante e arregalo os olhos vendo cada detalhezinho do desenho (Disney, Pixar, Dreamworks, Studio Ghibli). Curto muito ouvir todo tipo de música, desde Zezé di Camargo até uma clássica de um filme antigo (risos) isso me inspira.

de515741143275-579a2ec149e9a

Há quanto tempo desenha? Como desenvolveu essa competência?

Não me lembro exatamente, desenho desde criança como toda criança gosta de fazer, deitava no piso com o giz e lápis de cor e ficava lá brincando até cansar. Só que eu continuei desenhando, gostando cada vez mais dessa área, tentando estudar mais e mais, o foco foi sempre ficar cada vez melhor e aprender coisas novas. Depois que surgiu a internet e a pintura digital eu me dediquei totalmente a estudar isso nas horas vagas. Hoje eu digo para todo mundo, se você não pode investir em algum curso (como eu não pude) o youtube é um tesouro de tutoriais de qualquer tipo de ilustração e pintura. Coisa que quando eu comecei não existia tanto assim.

Quais são as etapas do seu processo criativo? E, claro, qual etapa é mais satisfatória?

A principal parte do processo criativo é a ideia/mensagem, não importa a técnica que você vai usar, desde que passe a ideia/mensagem. Então, a primeira parte do processo é a ideia, depois sigo para pequenos rabiscos no papel que consigam transmiti-la. Achando a melhor composição, eu bato uma foto com o celular e continuo a ilustração no photoshop, aplicando cor, efeitos, texturas e acabamento, até chegar à arte final. A parte que mais me satisfaz é a final, quando termino hahahaha porque não existe parte fácil em momento algum. Depois da sofrência – pensar em luz, cor, textura, rebatimento do ambiente, composição, ideia – o que eu mais quero é terminar e olhar para o que eu acabei de fazer. Não tem coisa melhor do que dizer “fui eu que fiz”. E, normalmente, no dia seguinte, eu me odeio e pergunto “fui eu que fiz essa merda? ”. E segue a vida nessa frustração e tentar melhorar no próximo, no próximo e no próximo…

Patatiro & Patatráfico

Quais cursos recomenda para quem deseja começar?

Para quem curte pintura digital e quer se aventurar nesse caminho maravilhoso, eu indico com toda certeza do mundo o curso de pintura digital do Mike Azevedo que dá na ICS escola de arte (tem versão online e presencial). O cara é fantástico como pessoa e como profissional. Da uma googlada com o nome dele aí que você vai ver o que eu estou falando, um dos melhores do Brasil. Mas se não tiver tanta condição financeira, existe o modo de graça pelo youtube, mas é muito mais difícil e você não receberá assim tão mastigadinho anos de experiência, mas é possível sim.

Qual é o maior desafio da profissão?

Ser visível, estar presente sempre, postando todo dia, mostrando o trabalho diferente e de qualidade todos os dias ou o máximo que puder. A constância é o maior desafio dessa profissão, quando mais presente, mais pessoas lembram de você, mais gostam do seu trabalho, mais “fãs” e assim mais trabalhos e bem-sucedido será e assim se sustentará com ilustração. Mas isso requer muita disciplina, tempo e foco. Não é tão fácil quanto parece.

Por fim, defina seu trabalho em cinco palavras:

Divertido, criativo, colorido, diferente e detalhado.

Conheça mais sobre o trabalho do Rodrigo no seu Behance.

tags:
artista Criação Ilustração
Lucas Damazio
escrito por

Lucas Damazio

Assinante

Lucas Damazio já escreveu

3 artigos

Ver mais de Lucas