Estratégias de persuasão no marketing digital

Existem inúmeras técnicas de influência e persuasão, sobretudo, nos negócios corporativos. O poder dos impulsos é usado há muito tempo para convencer as pessoas a fazer algo.

O que as pessoas precisam saber é que a comunicação persuasiva pode ser usada como estratégia no marketing digital, melhorando seus resultados e garantindo um número cada vez maior de clientes fiéis a sua marca.

Separei 4 dicas valiosas de como conquistar a simpatia do público e influencia-los através de estímulos emocionais.

A primeira dica é: ofereça algo gratuitamente antes de tentar convencer alguém.

Essa estratégia cria uma dívida inconsciente com seu público. Invista no compartilhamento de materiais atrativos como: vídeos, e-books, artigos, ou qualquer material de fácil acesso, como forma de presentear sua audiência.

“Você pode usar a reciprocidade para levar alguém a fazer algo. Se der um presente a uma pessoa e depois pedir que ela faça algo, tem mais chances de conseguir”. (Susan Weinschenk)

Não esqueça que não é preciso criar algo muito produzido para gerar essa sensação de reciprocidade, o importante é verificar se o conteúdo disponibilizado atende de alguma forma os desejos do seu público.

A segunda dica é: para fazer as pessoas tomarem decisões rápidas, torne as coisas mais fáceis para elas.

Nosso cérebro possui dois sistemas, o sistema 1 é intuitivo e responsável pelas decisões mais rápidas, já o sistema 2 comanda as atitudes mais complexas.

“ O sistema 1 toma decisões sem pensar o suficiente sobre as coisas. Você pode usar essa tendência a tomar decisões rápidas e automáticas para convencer alguém a fazer algo”. (Susan Weinschenk)

No marketing digital precisamos muitas vezes ativar o sistema 1 e não permitir que o 2 seja “ligado”. Se queremos por exemplo, vender um curso, produto/serviço online ou até mesmo fazer as pessoas assinarem a newsletter do site, é necessário tornar esse processo rápido e fácil, deixando o sistema 1 tomar as decisões. Portanto, nada de cadastrados longos, ou burocracias para esse tipo de inscrição.

Vamos a nossa penúltima dica que é: usar o amor e paixão como aliados.

Um forte conteúdo emocional e humanizado cria vinculo e fortalece as relações entre a marca e o público. Essa estratégia já vem sendo usada pelas grandes marcas, que produzem conteúdos com apelo emocional, onde o produto ou serviço fica em segundo plano.

Veja alguns exemplos:

O conteúdo humanizado, que conta histórias e emociona, é um ótimo método de engajamento e fidelização da audiência, já que a marca começa a ser vista como “alguém” e não como “algo”.

Invista em emoção para alavancar suas vendas, pois apesar de estarmos em um ambiente digital, a tendência é que as pessoas busquem cada vez mais essa relação de aproximação com as marcas.

A quarta e última dica é: quantidades limitadas são mais atraentes para o seu negócio.

Quando percebemos que algo é escasso ou limitado, nossa tendência natural é achar que por algum motivo aquilo é melhor. A famosa lei da oferta e procura é muito importante para compreender essa técnica de persuasão.

“Por que as pessoas fazem isso? Porque dá certo! Se algo parece escasso, ou pode se tornar escasso, tanto o seu valor quanto o nosso desejo de possuí-lo aumentam. Temos medo de perder a oportunidade de ter ou adquirir qualquer coisa que seja considerada escassa.” (Susan Weinschenk)

As pessoas são mais motivadas pela possibilidade de perda do que pela possibilidade de ganho.

Podemos usar esse princípio para construir nossas estratégias de vendas online. Um bom exemplo é usar frases de efeito que estabeleçam essa escassez. Exemplo: “restam somente 10 vagas para o curso”, “para ter acesso aos vídeos você precisa ser convidado por um membro já cadastrado no site”, “temos apenas 5 unidades em promoção” etc…

Então já sabe, se você precisa anunciar algum produto ou serviço, tente limitar o acesso a ele, não esqueça de comunicar isso ao público, criando assim o desejo de adquiri-lo.

Essas são 4 das várias técnicas existentes. Vocês já usaram alguma?  Conta pra gente!

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