Falando sobre cores: entenda o que é CMYK, RGB e Pantone

A cor é um fator muito importante para quase tudo na vida, seja na industria da moda, na tecnologia ou na comunicação visual. Para entender um pouco mais sobre cor você precisa entender a diferença entre os principais sistemas de cores disponíveis no mercado. Eles são três: CMYK, RGB e Pantone. Nesse post vou falar resumidamente sobre cada um dos três sistemas, espero que vocês gostem!
o-que-e-rgb-cmyk-pantone-sala7design-cor-6

CMYK
O CMYK é uma abreviação do sistema formado pelas cores Ciano, Magenta, Amarelo (Yellow) e Preto (Black), ela é uma cor subtrativa, ou seja, ela é uma cor pigmento. As cores pigmento, como o nome sugere, são formadas de pigmentos sólidos que quando sobrepostos tendem a ficar cada vez mais escuros. Isso acontece porque a cor que vemos é apenas um reflexo da luz que incide sobre o pigmento, e uma vez sobrepostos esses pigmentos refletem menos luz, até haver uma ausência total dela, que é o preto.

Este sistema é o principal sistema de cores utilizado pelas indústrias gráficas para material impresso. Além das três cores primárias, também é preciso do preto, ele é essencial para definir os detalhes da imagem, e porque K e não B, de black? Este K, vem de do inglês “Key” que significa “chave”. O preto é a cor chave para definir o tom das outras cores, ou seja: para conseguir um amarelo mais escuro, adiciona-se o preto, por exemplo. Nem todas as cores podem sem impressas através deste sistema, algumas só serão possíveis com a adição de uma cor pantone, como veremos mais adiante.

o-que-e-rgb-cmyk-pantone-sala7design-cor

 

RGB
Lembra que falamos lá no cmyk que ele era uma cor pigmento porque refletia a luz? Bem agora falaremos do RBG, que também é uma abreviação mas só que desta vez de Red (vermelho), Green (verde) e Blue (blue). Ao contrário do CMYK que é cor pigmento, o RGB é cor luz, portanto é uma sistema de síntese aditiva, ou seja, se projetarmos o azul, verde e vermelho (RGB) a sobreposição, duas a duas, dessas cores, irão resultar em cores primárias (magenta, amarelo, azul ciano), e a sobreposição das três  juntas resulta o branco. Isso acontece porque, como as cores são a luz propriamente dita, ao juntar todas elas iremos emitir mais luz, e a junção de todas as cores de luz resulta na luz branca, assim como as cores do arco-íris são resultantes da separação da luz branca.o-que-e-rgb-cmyk-pantone-sala7design-cor-2

O sistema RGB é usado nos objetos que emitem luz, como por exemplo esta tela que você está usando no momento para ler este post, TV’S, câmeras, etc. As cores são obtidas neste sistema através de uma escala que vai de 0 a 255, quando todas estão no máximo (255, 255, 255) o resultado é a cor branca (máxima presença de luz), e quando todos estão no menor valor (0,0,0) o resultado é a cor preta (máxima ausência de luz)

o-que-e-rgb-cmyk-pantone-sala7design-cor-15

PANTONE
A Pantone Inc., é uma empresa americana sediada em New Jersey, considerada hoje uma autoridade quando a questão é cor. O seu sistema de cores é amplamente conhecido , eles possuem todo tipo de cor que você imaginar, e por isso é utilizado por diversos segmentos da indústria gráfica, além da têxtil, tintas e plástico.

o-que-e-rgb-cmyk-pantone-sala7design-cor-5

As cores produzidas por ela, são cores exatas, prontas e possuem uma alta fidelidade de cor. Elas não estão naquelas quatro do CMYK, elas devem ser usadas a parte, e são escolhidas através de uma numeração em seu catálogo, como por exemplo a coca cola: o vermelho usado na marca é o Pantone 185, com essa numeração ela garante que o vermelho de sua embalagem seja o mesmo, não importando aonde ela seja impresso. Um outro exemplo simples é a impressão da capa de um livro que tenha uma cor fluorescente. Esta impressão não será feita pelo sistema RGB, lembra? Será pelo CMYK, porém ele não tem como gerar esta cor fluorescente, (outras sim, apesar de não ficar com a mesma fidelidade) pois é formado pela mistura de quatro pigmentos primários, e é aí que entra a cor Pantone, que será escolhida através do seu código, e assim trabalhar em conjunto para que a impressão saia como desejada.

E você se engana se acha que a Pantone é apenas isso, a empresa cresceu e expandiu para muitos setores. Hoje ela é uma grande influenciadora no mercado, lançando tendências e ditando o que estará em alta. Um simples exemplo é a cor do ano. A primeira vez que foi anunciada foi em 2000, e de lá pra cá anualmente uma cor é escolhida pra ser a cor do ano – a única exceção foi no final de 2015 ao lançarem duas cores, a Rosa Quartzo e o Azul Serenity. Logo após o lançamento uma enxurrada de produtos enchem as prateleiras ao redor do mundo, cada um carregando um pouquinho da Pantone, isto inclui smartphones, computadores, esmaltes, roupas, etc. A Pantone tem uma série de produtos licenciados, além de um instituto de pesquisa para ajudar marcas a entenderem o uso da cor e também especialistas que rodam o mundo colhendo informações para as próximas novidades.

o-que-e-rgb-cmyk-pantone-sala7design-cor-11 o-que-e-rgb-cmyk-pantone-sala7design-cor-12

o-que-e-rgb-cmyk-pantone-sala7design-cor-9 o-que-e-rgb-cmyk-pantone-sala7design-cor-10