Review – Desenhar; Truques, técnicas e recursos para inspiração visual.

Desenhar pode ser algo tão simples como pegar um lápis e um papel. Mas existe uma infinidade de truques e técnicas capazes de multiplicar exponencialmente nosso potencial criativo. A colagem digital, a combinação de camadas, os acabamentos em contraste, a superposição de linhas, a variação de escalas, o papel recortado…

Como ilustrador, procurar por novos métodos e técnicas é fundamental para a evolução do trabalho. Quanto mais munido de referências e possibilidades maior será a chance de encontrar o maior tesouro de um artista, o seu TRAÇO, características incorporadas ao seu trabalho que são quase que uma assinatura pessoal. Se você procura algo do tipo, Desenhar (Truques, técnicas e recursos para inspiração visual) de Helen Birch, é o que você estava procurando. O livro, como o subtítulo mesmo já diz, é um verdadeiro guia de inspiraçã
o visual.

Helen Birch é artista plástica e professora de ilustração. Além de lecionar na Bradf
ord School of Arts & Media, no Reino Unido, é autora de diversos blogs, entre os quais o conhecido drawdrawdraw. Resumo, ele é foda!

O livro é múltiplo e variado apresentando possibilidades analógicas, digitais e cruzamentos entre as duas; trabalhos com estilos dos mais variados como abstratos, fantásticos e padrões. Contempla ainda técnicas como colagem e recorte, isso torna um ótimo material para artistas que busca formas de variar e diferenciar o seu trabalho. É uma coletânea de mais de 80 técnicas, apresentando os fundamentos básicos da ilustração além de dicas e instrumentos que podem em muito nos auxiliar.

DSC_0250

Cada página apresenta uma obra, um pequeno release falando a respeito da sua produção, os artistas envolvidos e uma análise técnica sobre o método utilizado, mostrando o impacto final da obra.

 

DSC_0249

Uma das melhores sacadas do livro é uma espécie de referência cruzada, que nada mais é, que uma citação apontando para outra ilustração no livro que tenha um aspecto em comum de acordo com as categorias. Isso possibilita ao leitor mais de uma forma de ler o livro.

DSC_0252

No final do livro existem partes dedicadas aos Fundamentos do Desenho, Técnicas e otras cositas mas.

DSC_0260

Polegar para baixo

Senti falta dos artistas falando a respeito dos seus trabalhos.

 

 

Polegar para cima:

O material é lindo e o tamanho foi uma ótima escolha pois torna o livro portátil e usual.
Possui um índice por categorias:
Elemento Principal, mostra os elementos de base da ilustração (cores, composição…)
Meio, apresenta o material utilizado (aquarela, carvão, caneta esferográfica…)
Tipo de Desenho, estilos e técnicas empregadas (abstrato, colagem, Design…)
Tema, divisão temática dos desenhos (animais, arquitetura, padrão….)

Nota Final:

5 Estrelas, mesmo não tendo palavras dos artistas isso não é demérito.

O Livro tem uma didática legal e é uma ótima ferramenta para estudantes e ilustradores que estão sempre em busca de diferentes técnicas e possibilidades.

Você pode adquirir o livro clicando aqui.

DSC_0248 DSC_0246 DSC_0257