Noir Stills, uma série fotográfica inspirada nos clássicos filmes Noir

O fotógrafo italiano Dan Bannino criou uma nova série fotográfica intitulada Noir Stills, onde a intenção é colocar o espectador como testemunha em potencial. As fotos são inspiradas nos clássicos Film Noir, das décadas de 40, 50 e 60, produzidos por grandes diretores como Carol Reed, Alfred Hitchcock e Billy Wilder.

O Film Noir, termo francês que em em português significa ‘filme negro’, são um sub-gênero dos filmes policiais, e deriva dos romances de suspense da época da Grande Depressão (muitos foram adaptados de romances policiais do período) e da estética dos filmes de terror da década de 30. Os primeiros noirs apareceram no começo da década de 40, e foram filmados em preto-e-branco em alto contraste, sob influência da cinematografia do expressionismo alemão.

As fotografias de Bannino trazem exatamente estas características: são escuras, com alto contraste e colocam o espectador em meio a cenas tensas e suspeitas, quando não violentas e de crimes cometidos. Abaixo algumas das fotos da sua nova série.

Série fotográfica Film Noir Série fotográfica Film Noir Série fotográfica Film Noir Série fotográfica Film Noir Série fotográfica Film Noir Série fotográfica Film Noir Série fotográfica Film Noir Série fotográfica Film Noir Série fotográfica Film Noir