Propostas de marca dos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020

No mês de julho de 2015, vimos a apresentação da marca para os Jogos Olímpicos de Tóquio 2020, porém após várias críticas e acusações de plágio, o comitê cancelou a anterior e resolveu abrir um concurso para receber novas propostas.

Após quase 15 mil propostas de marca, e uma seleção rigorosa para garantir que fossem originais e não ocorrer outro problema com plágio, quatro propostas finais foram as finalistas como a marca oficial. O comitê exigiu que fossem criadas duas marcas, uma para as Olimpíadas e outro para as Paraolimpíadas, sendo que elas precisam ser harmônicas e formar uma identidade visual para a edição de Tóquio.

O site oficial esta aberto para votação, aceitando até mesmo cartões postais do mundo inteiro! Aqui as quatro propostas, seus títulos (adaptados para Português) e suas características principais.

A – Harmonia com o xadrez/quadriculado

A

No Japão, o padrão xadrez tornou-se formalmente conhecido como “Ichimatsu Moyo” no período Edo (1603-1867).

Composto de três variedades de formas retangulares, o projeto representa diferentes países, culturas e formas de pensar. Incorpora a mensagem de “unidade na diversidade”, expressando que os jogos Olímpicos e Paraolímpicos procuram promover a diversidade como uma plataforma de conectar o mundo.

 

B – Conexão e harmonia

B

Este projeto expressa a conexão entre o dinamismo dos atletas e a alegria dos espectadores, a expansão de paz e harmonia em todo o mundo.
Pretende-se abranger força física e mental, o movimento dinâmico e velocidade, e as emoções de euforia.

 

C – Superação

C

Estes emblemas foram inspirados pelo tradicional Deus do vento e o Deus do Trovão, e procuram transmitir movimento dinâmico no instante em que um atleta rompe a fita na linha de chegada. Eles também representam como os atletas se esforçam para atingir e superar a sua melhor marca pessoal.

 

D- Flores das emoções

Print

Esta flor era particularmente popular durante o período Edo do Japão (1603-1867). Ela significa um senso de antecipação para os Jogos de 2020 e a recepção calorosa que os visitantes de todo o mundo irão receber.

 

Qual sua preferida? Estou dividido entre a B e a E.

Assim que o resultado for divulgado, colocaremos aqui no Sala7!

E para curiosidade, a logo anterior e sua semelhança com a logo do “Théâtre de Liege”

logos-tokyo-liege