Série Designers Brasileiros – J. Carlos

Fala galera, primeiramente gostaria de dizer o quanto estou feliz em fazer parte desse time, espero poder contribuir com todos vocês. Nos primeiros posts irei falar dos designers brasileiros que influenciaram e influenciam o design gráfico até hoje em nosso país.

Ótima leitura a todos.

250px-J.Carlos

José Carlos de Brito e Cunha

Quando José Carlos de Brito e Cunha, conhecido como J. Carlos, iniciou sua carreira como chargista, não imaginava a importância e a influência que o trabalho dele teria para o design gráfico no Brasil no futuro.

Apesar de algumas pessoas acharem que o design gráfico brasileiro teve início na metade do século XX através de nomes como Aloísio Magalhães e Alexandre Wollner, o design brasileiro começou no início do século XX e veio se desenvolvendo através de nomes como o de J.Carlos entre outros que serão apresentados nessa série.

Carioca, começou sua carreira como chargista mas também foi um grande ilustrador, escultor, escritor, compositor, e um dos principais nomes do estilo art decó aplicado no design. A primeira oportunidade de trabalho apareceu na revista Tagarela em 1902, onde teve um desenho publicado, logo depois ele passou a ser colaborador constante na revista e não demorou muito para que os seus desenhos estampassem a capa.

J.Carlos também esteve presente no mundo dos quadrinhos, onde criou o personagem Lamparina, mas os seus trabalhos que tiveram um maior reconhecimento foram os de personagens típicos da cidade maravilhosa, principalmente de políticos da época, foliões, e a personagem Melindrosa que representava a mulher elegante e urbana, que surgia na época.

Seus trabalhos apareceram nas melhores revistas da época: O Malho, O Tico Tico, Fon-Fon, Careta, A Cigarra, Vida Moderna, Eu Sei Tudo, Revista da Semana e Para Todos.

Em parceria com Raul Pederneiras e com Kalixto formou o trio máximo da caricatura brasileira da Primeira República. Sua obra é bem extensa e variada, com mais de cem mil ilustrações dos mais diversos tipos e estilo. Foi o primeiro desenhista brasileiro a desenhar o Mickey Mouse para peças publicitárias da revista Tico Tico. Criou também a primeira capa da edição do suplemento infantil do jornal A Nação, uma criação de Adolfo Aizen.

Seu talento junto ao seu trabalho impressionou o próprio Walt Disney que quando visitou o Brasil convidou J. Carlos para se juntar a sua equipe em Hollywood, e mesmo não aceitando o convite, ele mandou o esboço do desenho de um papagaio, que alguns pesquisadores dizem ser a fonte de inspiração de Walt Disney para criar o famoso personagem Zé Carioca.

J.Carlos é uma figura muito importante na história do design brasileiro e essa série serve como uma pequena homenagem a homens e mulheres que como ele influenciaram e influenciam pessoas que amam o design e que buscam inspirações para desempenhar bem o seu trabalho.

Carlos morreu no dia 2 de outubro de 1950, vítima de uma hemorragia cerebral enquanto estava reunido com o compositor João de Barro, o Braguinha, trabalhando na ilustração para a capa de seu próximo disco.

Confira abaixo alguns trabalhos de J.Carlos:

jcarlos
j-carlos-calle-florida-buenos-aires-1930
para-todos-j-carlos
J Carlos
J1
J2
J3
J4
J5
J6
J7
J8
J11
tags:
Design Gráfico Ilustração
Vagner Amorim
escrito por

Vagner Amorim

Assinante

Vagner Amorim já escreveu

5 artigos

Ver mais de Vagner