Review – Quando o Design é Genial, GG Brasil.

E ai galera, enquanto segue a épica batalha pela definição do que é Design uma das melhores formas de compreende-lo é através da sua expressão ao longo do tempo.

Este livro, é uma coletânea de 80 obras-primas do Design ao longo da história, nos trazendo uma boa perspectiva a cerca do papel do designer, do design e seu impacto e relevância na sociedade:

“Por que existem alguns designs mais bem sucedidos e influentes do que outros? Quando o design é genial apresenta oitenta designs proeminentes, desde a câmera Polaroid Land ao Walkman Sony, a garrafa de Coca-Cola ® e os tênis Converse All Stars. Incluindo designers tão diversos como Le Corbusier, Alvar Aalto, Dieter Rams, Ron Arad e Philippe Starck, este livro esclarecedor destaca os elementos de cada design que o distinguem de seus pares. Quer seja a funcionalidade do alfinete de gancho de Walter Hunt de 1849, o uso inovador de materiais de um baú de Louis Vuitton,Quando o design é genial vai abrir seus olhos para as qualidades que definem o design de produtos duradouros que se tornaram uma parte essencial de nossas vidas.”

quando-o-design-e-genial

A autora Susie Hodge, classifica o livro em 10 categorias:

Beleza, Individualidade, Forma, Função, Expressão, Movimento, Impacto, Conveniência, Comunicação e Harmonia.

As obras não estão em ordem cronológica, porém no final Susie apresenta uma linha do tempo das obras, bem como um pequeno release sobre cada um dos designers responsáveis.

POLEGAR PARA CIMA:

O livro atende a alma do designer curioso, mostrando a história por trás de cada objeto. Para mim, conhecer a história do famoso Canivete Suíço foi retornar a infância, pois este era um dos objeto preferidos do meu pai. Assim vemos o quanto o design está presente no nosso dia a dia.

É uma ótima ferramenta para a compreensão da função social do designer e o impacto histórico.

Pra quem curte ergonomia e design de objeto, é um prato cheio!

Um livro capas de atrair designers, historiadores e arquitetos.

POLEGAR PARA BAIXO:

Acho que o livro poderia explorar um outro formato, envolvendo os autores junto as sua obras trazendo um panorama mais geral.

NOTA FINAL:
De 5 estrelas merece 4,0 (o formato poderia deixa-lo mais atrativo)
Livro de cabeceira pra designers de objeto e arquitetos.
Para mim fica na prateleira na sessão de curiosidades, afinal de contas um bom designer contempla a multidisciplinaridade e a variedade de conteúdo.

Você pode adquirir o livro no site da GG Brasil.

 

quando-o-design-e-genial-2 quando-o-design-e-genial-3