7 previsões de De Volta Para O Futuro que se tornaram realidade

Exatamente hoje, 21 de outubro de 2015, Marty Mcfly e Doutor Emmett aterrissavam com seu Delorean, vindo direto de 1985 no segundo filme da série De Volta Para o Futuro (Back to the future). No filme dirigido por Robert Zemeckis, os protagonistas se encontram em um futuro desconhecido, distante 26 anos do lançamento do filme, em 1989, logo, todos os aspectos daquele futuro foram “inventados”. Porém, meus amigos, muitas daquelas previsões de futuro já fazem parte da nossa realidade, e algumas delas estão listadas abaixo:

7 – Os óculos inteligentes

Back-to-the-Future-glass

No filme, Marty usa um óculos inteligente capaz de atender ligações e realizar funções por comando de voz. Lançado pela gigante Google, hoje nós já temos o Google Glass, o gadget em formato de óculos que te permite fazer e atender ligações, utilizar mapas e GPS, e mais uma série de coisas.

 

6- Chamadas por vídeo

Back-to-the-Future-videocall

Em uma cena de De Volta Para O Futuro, o Marty do futuro faz uma chamada por vídeo de sua TV. Nem preciso falar dessa, não é? Skype, Hangout e Facetime estão aí pra isso :)

 

5- Video Game “hands-free”

Back-to-the-Future-game

Em uma das icônicas cenas do filme, Marty está em um café onde encontra dois garotos jogando video game, quando Marty decide jogar, percebe que o video game não tem fios, mas só uma pistola que é apontada para a tela. Na época, Nintendo e Atari ainda não tinham como nos proporcionar essa diversão, já hoje, Wii, PS4 e Kinect no Xbox já dão essa alegria.

 

4 – Tablets

Back-to-the-Future-tablet

Quando o doutor encontra Marty em frente a torre do relógio ele apresenta um pequeno computador de mão, como um tablet. Na época, aquilo era um sonho, mas hoje os tablets já são um dispositivo super comum,  com 233 milhões de unidades previstas para serem vendidos em 2015, um aumento de 8% a partir de 2014.

 

3 – Tênis que se amarra sozinho

Back-to-the-Future-tenis

Todos se lembram do famoso tênis da Nike que se amarrava sozinho, não? Bem, este ainda não está sendo vendido, mas a Nike prometeu um lançamento do tênis para esse ano. O site Nice Kicks publicou que recebeu informações de que o Michael J. Fox e a Nike iriam fazer uma apresentação do tênis hoje, até agora ainda não saiu. A sociedade espera ansiosamente! *-*

 

2 – Robôs que abastecem carros

Back-to-the-Future-robo

No filme, em um posto da Texaco, um robô abastece os carros ultra-modernos de 2015. Os carros com aquele design não andam por aí, mas os robôs que abastecem são uma realidade que poderá ser comercializada em breve. Recentemente a Tesla lançou um protótipo de um robô com um corpo flexível capaz de acoplar e recarregar, sem necessidade de operação manual, o Tesla Model S. O projeto ainda está em andamento mas é uma tecnologia que pode entrar em comercialização em breve.
 

 

1 – Finalmente, o skate hoverboard

Back-to-the-Future-skate

SIM, ELE EXISTE! Ou quase isso… O famoso skate sem rodas que flutua, a melhor previsão/invenção do filme De Volta Para O Futuro, que é usado inúmeras vezes por Marty Mcfly, já foi alvo de diversas tentativas de construção. Muitas delas até avançaram um pouco, mas nenhuma comparada ao protótipo da Lexus. A empresa investiu no protótipo do famoso skate de Mcfly para provar que nada é impossível de se fazer. Como ele funciona? Basicamente, magnetismo. Claro que não vou conseguir explicar todos os conceitos da física pra vocês, mas basicamente o skate possui um sistema de eletro magnetismo e a pista possui uma espécie de trilho que gera um campo eletro magnético. É como juntar dois imãs de polos iguais, só que bem mais potentes. Esta ainda é uma limitação do projeto, ele não pode andar em qualquer superfície, mas já é um avanço gigantesco. Abaixo você pode ver o vídeo da concepção do projeto e o comercial do mesmo.

Então, estas são algumas das profecias de Back To The Future que nós já podemos aproveitar, ou quase. O mundo evoluiu muito em quase 30 anos, agora é esperar as armas a laser, as naves na velocidade da luz e os sabres de luz :D